About Me

Orphaned Land - "The Never Ending Way Of ORwarriOR" Review

Seis anos após terem lançado "Mabool - The Story Of Three Sons Of Seven", que foi um dos grandes álbuns da década passada, os Orphaned Land lançam este álbum que promete ser um dos trabalhos mais brilhantes desta década que ainda agora começou.
É caso para dizer que se é preciso 6 anos para comporem um álbum fantástico como este, podem demorar mais meia dúzia a compor o próximo pois ninguém se irá importar. Arrisco mesmo em dizer que seria impossível a banda escrever um trabalho tão forte e brilhante em apenas um ou dois anos.

Ouvir este álbum é como fazer uma viagem pelo desconhecido, tal é a complexidade e os diferentes ambientes e grandes momentos que contém. São 75 minutos de uma riqueza quase transcendental e em que os Orphaned Land se reafirmam como uma das mais originais e estimulantes bandas da actualidade. O grupo exibe grande mestria em misturar Folk Metal Oriental com melodias ditadas pelas guitarras e vários instrumentos étnicos, com a complexidade do Metal Progressivo, numa simbiose perfeita, aditiva e cheia de diversidade musical.
Kobi Fahri está aqui em grande destaque imprimindo muita variedade, desde a voz cantada, a guturais, narrações e cantos orientais. O trabalho de guitarras é excepcional principalmente o de Yossi Sassy, que ainda toca superiormente vários instrumentos orientais. Steven Wilson para além de ter feito uma grande produção neste álbum, ainda toca teclado, fazendo-se presente com grande mestria nos momentos certos. Ainda uma palavra para a vocalista convidada Shlomit Levi que com a sua belíssima e exótica voz, está presente em alguns temas, mostrando ser uma mais valia para o álbum.
Em relação à música em si todos os temas são muito bons, mas destacam-se alguns deles como: "Sapari", um tema fantástico, 'orelhudo', exótico e hipnotizante, com algum relevo para a voz de Shlomit Levi; "From Broken Vessels", um tema mais progressivo, complexo, com belas passagens vocais cantadas de Kobi Fahri a contra-balançar com outras partes guturais, sendo a segunda metade do tema fantástica; "The Warrior" é uma música épica, contendo um grande trabalho de teclado por parte de Steven Wilson, e Kobi Fahri a cantar com grande emoção, com grandes solos de guitarra por parte de Yossi Sassi durante 3 minutos até acabar de forma apoteótica; "Discilples Of The Sacred Oath" é uma música grande e progressiva, com 8 minutos de duração, com muito Folk Oriental numa mistura perfeita, sendo que na segunda parte Kobi aparece a cantar de uma forma fantástica num dos melhores momentos do álbum; "New Jerusalem", é mais uma faixa exótica e étnica, com a voz encantadora da vocalista Shlomit Levi a aparecer aqui mais uma vez em grande destaque; "Codeword: Uprising" é outro excelente tema sendo também o mais pesado do álbum, onde o vocalista mais usa a sua voz gutural.

Por tudo isto que foi dito, pode ser concluído que apesar de ainda à pouco tempo o ano ter começado, já aqui temos um álbum que certamente ocupará lugares elevados em grande parte das listas de melhores do ano da imprensa de peso.

Nota: 9.5/10

"The Never Ending Way Of ORwarriOR" track list:

Part I: Godfrey's Cordial – An ORphan's Life
01. Sapari
02. From Broken Vessels
03. Bereft In The Abyss
04. The Path Part 1 – Treading Through Darkness
05. The Path Part 2 – The Pilgrimage To Or Shalem
06. Olat Ha'tamid

Part II: Lips Acquire stains – The WarriOR Awakens
07. The Warrior
08. His Leaf Shall Not Wither
09. Disciples Of The Sacred Oath II
10. New Jerusalem
11. Vayehi Or
12. M I ?

Part III: Barakah – Enlightening The Cimmerian
13. Barakah
14. Codeword: uprising
15. In Thy Never Ending Way (Epilogue)




Review por Mário Rodrigues