About Me

Froglord - "Sons of Froglord" Review


Os sempre metamorfoseantes batráquios do doom metal Froglord estão de volta com mais um álbum. Com já 3 álbuns e diversos singles e splits lançados num relativamente curto espaço de tempo, a banda já mostrou do que é capaz e que não tem medo de experimentar para novos territórios musicais.

Comparando com os álbuns anteriores da banda, como "Amphibian Ascending" (2020), "The Mystic Toad" (2021) e "Army of Frogs" (2022), este álbum é mais leve, não sendo isso um aspeto negativo; pelo contrário. "Sons of Froglord" são 42 minutos de stoner doom com alguns vestígios de sludge metal e uma dose saudável de psychedelic e acid rock. Para os fãs que gostavam do lado sludge, das guitarras pesadas e dos vocais gritados que estavam bastante presentes nos álbuns anteriores (especialmente em "The Mystic Toad"), este álbum poderá ser uma desilusão. Os vocais mais agressivos dão origem a refrães que ficam na cabeça, e riffs melódicos e energéticos, juntamente com a distorção, tornam-se em solos de guitarra limpos e perfeitamente executados de southern rock que invocam uma atmosfera dos 70's. "Sons of Froglord" tem tudo o que um bom álbum de stoner doom dos 70's/80's deve ter, com o bónus de um ótimo mix e de, claro, anfíbios. Sim, a penúltima música "Closing Ceremony" apresenta, por trás de risos "goofy", o som que se ouve quando se passa num lago ou pântano ao fim da tarde ou noite. Desde o início do álbum, com um riff melódico e psicadélico que fica na cabeça em "Wizard Gonk", passando por "Road Raisin", que é mais lenta e com vocais sobrepostos, e "Collapse" com vozes graves e roucas mais semelhantes às dos álbuns anteriores, "Froglady" e "Wednesday" a ficarem no ouvido para o resto da semana até "Hold On" com o seu bonito chorus, "Sons of Froglord" tem tudo para agradar aos fãs da banda e a qualquer um que goste de bom stoner doom com uma pitada de sapo. E não esquecendo a música final, uma cover de Creedence Clearwater Revival com uma boa dose de frog metal em cima.

Com este álbum, os Froglord voltaram a provar aos seus ouvintes que são perfeitamente capazes de fazer ótimo doom metal e que peso e qualidade não dependem um do outro. Para fãs de Black Sabbath, Candlemass, Sleep, Green Lung e todo o tipo de anfíbios.

Nota: 8.5/10

Review por Simão Madeira