About Me

Mutoid Man - "Mutants" Review


Embora não seja pessoa de dar muita importância aos algoritmos, quando comecei a pesquisar sobre esta banda no serviço de streaming do qual sou subscritor, sim porque embora compre muitos álbuns em formato físico, com a crescente escalada dos preços, não há orçamento que resista. Além disso a portabilidade que um serviço de streaming oferece, é de assinalar. Mas estou a divagar, voltando ao assunto em mãos, ao pesquisar esta banda apareceu a lista de artistas que outras pessoas também ouviram (daí a conversa dos algoritmos), e entre esses artistas figuravam bandas com The Dillinger Escape Plan, Voidod, Mr. Bungle e até Obituary, embora neste caso seja mais complicado para eu conseguir identificar as influências, se bem que há neste trabalho álbuns riffs que acredito, pudessem encaixar na perfeição na vocalização colérica de John Tardy.

Este trio que inicialmente era composto por Stephen Brodsky (guitarra, voz) oriundo dos Cave In, Ben Koller (bateria) dos Converge e Nick Cageao (Baixo) que foi substituído em 2021 por Jeff Matz dos High on Fire, pode ser considerado um supergrupo que preconiza uma sonoridade metalcore com influências de punk, heavy metal, math rock, rock progressivo e música psicadélica. Portanto faz sentido que os grupos supracitados sejam apresentados como bandas similares, mesmo os Obituary, pois há vozes guturais neste álbum. 

Conseguem-se identificar com facilidade as influências hard core e sludge metal que os músicos trazem dos outros projetos onde também trabalharam, com o experimentalismo do rock progressivo e o caris psicadélico dos líricos neste que é o quarto álbum de estúdio da banda. Um disco que exala confiança naquilo que os músicos idealizam e executam na perfeição.

Este trabalho definitivamente não é para todos os públicos, pois com todas as mudanças de tempo, ritmos desconcertantes, letras crípticas torna a sua audição numa experiência árdua. Mas para os mais aventureiros e adeptos de paisagens sonoras mais complexas, há muito para descobrir e as recompensas são muitas. 

Não podia deixar de mencionar o trabalho gráfico, que nos apresenta uma capa que ilustra na perfeição o que vamos encontrar no disco.

Nota: 7/10

Review por Nuno Babo