About Me

Urne - "A Feast on Sorrow" Review


Há várias maneiras para uma pessoa lidar com a dor e a frustração de perder ou coexistir com a doença das pessoas que nos são especiais. Alguns viram-se para o álcool e drogas, incapazes de lidar com as emoções avassaladoras, outros focam as suas energias no processo criativo. Felizmente este trio britânico optou pela segunda opção, canalizando a raiva e frustração vivenciada nestes 8 temos aqui presentes.

São 7 temas multifacetados e um pequeno interlúdio para ser mais preciso, sendo que desses temas 2 têm 11 minutos de duração. Uma das inspirações para a criação deste disco foi a audição de bandas sonoras, daí denotar-se uma forte componente visual e expressiva nas faixas. 

As vocalizações vão desde gritos de angústia, passando por guturais obscuros, e acabando em coros quase angelicais. Nenhum destes temas é monocórdico podendo passar por ritmos agressivos de pedal duplo, alternando com passagens melódicas, solos de fino recorte técnico, riffs de power metal, ou cadencias à thrash metal e até bastantes toques de rock progressivo.

Um disco que acaba por conseguir integrar as influências supracitadas sem parecer confuso ou impreciso. Para esse facto contribui de sobremaneira a produção de Joe Duplantier dos Godjira que os convidou para gravarem no seu estúdio em Nova Iorque e também a mistura a cargo do lendário Ted Jansen. 

Um reparo final para a capa do disco que nos mostra uma onda girante em tons de sépia, como que a demonstrar que esta força da natureza vai levar tudo no seu caminho, incluindo a dor e desespero que são evidenciados por estes intérpretes. 

E pelo menos para mim quando acabei de ouvir o disco, senti que esta festa da tristeza teve um efeito catártico.

Nota: 7/10

Review por Nuno Babo