About Me

Blacksunrise - "Oceanic" Review

"Oceanic" é o terceiro disco dos Blacksunrise, sucedendo a "The Azrael" de 2004 e "Engulf the World in Frozen Flames", dois trabalhos que fizeram este colectivo da margem sul ser um nome com algum reconhecimento a nível nacional. O novo álbum contém o melhor conjunto de temas da carreira da banda e promete fazer crescer a sua reputação e número de fãs.

Este CD é uma mistura perfeita e intensa de um death metal melódico com partes mais brutais. Também temos momentos um pouco mais metalcore nalguns temas e mesmo um tema sludge no meio do disco, intitulado "Must be Purged", que conta com os convidados Filipe Correia e David Jerónimo dos Concealment. Mas este disco é essencialmente death metal melódico de grande qualidade, na linha de The Black Dahlia Murder e At the Gates. É um disco com um caminho sonoro bem definido e que beneficia de um equilíbrio entre essa coerência musical e variedade.

As guitarras destacam-se pelas excelentes melodias criadas, riffs intensos e solos acutilantes. A voz é poderosa e multifacetada, sendo que o vocalista usa e abusa de vários registos durante os temas, do gritado mais grave ao agudo e guturais profundos, ajudando a dar ainda mais dinâmica ao som do grupo. A bateria é absolutamente devastadora, extremamente bem executada, sendo de referir o uso frequente de blastbeats. O baixo ouve-se bem e mostra-se também importante na música dos Blacksunrise.

Neste óptimo conjunto de músicas que compõe o disco, destacam-se: "Physalia Physalis", "Crowning Neptune's Crown", "Asgard Dies" e "I Am the Sea" (que conta com Sophia Vieira dos Cinemuerte que canta no único refrão melódico do CD), os quatro primeiros temas propriamente ditos (sendo que a primeira faixa é uma introdução) que fazem com que primeira metade do álbum seja demolidora. A segunda parte deste trabalho mantém-se forte, com destaque para "Adamastor".

Por tudo isto que descrevi ao longo desta crítica, posso afirmar que os Blacksunrise fizeram um trabalho digno de ser ouvido por qualquer fã de death metal melódico, tendo características que podem agradar também aos apreciadores de death metal mais duro, ou mesmo de metalcore. É boa música, muito boa e é isso que interessa!

Nota: 8.4/10
"Oceanic" Track List:

01. InhaleExhale (Intro)
02. Physalia Physalis
03. Atlantida
04. Crowning Neptune´s Wrath
05. Asgard Dies
06. I am the Sea
07. Must be Purged
08. Flesh
09. Adamastor
10. Deep Without Mercy
11. Metamorphosis





Review por Mário Rodrigues