About Me

Factory Of Dreams - "Melotronical" Review

O multi-instrumentista português Hugo Flores e a cantora sueca Jessica Lehto voltaram este ano às edições de peso com este "Melotronical", sucessor de "A Strage Utopia" de 2009. O duo volta à carga com aquele que é claramente o melhor álbum do projecto Factory Of Dreams até à data.

O novo disco é claramente mais forte do que "A Strage Utopia", mostra um Hugo Flores muito inspirado em termos de composição e execução e uma Jessica Lehto com a sua belíssima voz semi-operática a um nível superior ao anteriormente escutado. Mas não é só instrumentalmente que Hugo se destaca, neste álbum acompanha por diversas vezes Jessica em dueto (algo que ainda não tinha sido ouvido em Factory Of Dreams), cantando nas partes mais pesadas das músicas e dando outra dinâmica às mesmas. A adição da voz de Hugo e um acréscimo de peso neste disco em relação aos anteriores, contribuindo de forma decisiva para a força destes temas.

Ao contrário de "A Strange Utopia", este álbum não tem fillers e tem alguns dos melhores temas da carreira do duo. A imediata "Whispering Eyes", a memorável "Protonic Stream", as óptimas baladas "Something Calling Me" e "Back To Sleep" que mostram a voz de Jessica Lehto no seu melhor, são alguns dos melhores momentos de um álbum com muito para descobrir. A sonoridade embora por vezes mais pesada e um pouco menos complexa, mantém-se no que pode ser descrito como um metal progressivo e gótico, com sons electrónicos. Os fãs de metal progressivo e metal gótico que queiram escutar algo diferente e que não seja genérico dentro desses géneros, têm aqui um óptimo álbum!

O Arjen Lucassen português (como eu já havia apelidado Hugo Flores no álbum anterior) tem todas as razões para se sentir realizado com este disco, pois atingiu até à data o auge com este projecto. Não é um álbum perfeito mas é de facto muito acima da média.

Nota: 8/10

"Melotronical" track list:

01. Enter Nucleon
02. Melotronical
03. A Taste of Paradise
04. Protonic Stream
05. Into Oblivion
06. Obsessical
07. Back to Sleep
08. Whispering Eyes
09. Subatomic Tears
10. Dimension Crusher
11. Echoes from Earth
12. Something Calling me
13. Reprogramming



Review por Mário Rodrigues