About Me

Rhapsody of Fire – "From chaos to Eternity" Review

Aparentemente, o hiato de quatro anos a que os Rhapsody of Fire foram sujeitos devido a questões judiciais com a então editora Magic Circle, foi bastante proveitoso para que a banda transalpina fervilhasse de ideias e voltasse em força em 2010 com o lançamento não só de um novo álbum de originais, mas também de um EP. Um ano depois, voltamos a ser brindados com mais um capítulo desta épica aventura que já conta com catorze anos de lançamentos.

A verdade é que tirando um ou outro arrojo, como as vocalizações mais ásperas de Fabio Leoni em Aeons of Raging Darkness, o factor surpresa não é algo que esteja muito presente nos discos dos Rhapsody of Fire, e como tal, o que From Chaos to Eternity nos apresenta não é mais do que o habitual power metal bombástico de contornos épicos, e com grande foco em passagens orquestrais. A questão é, será que precisamos de mais um álbum de algo já tão explorado e dissecado como o power metal sinfónico? A resposta é afirmativa. Isto porque os Rhapsody of Fire, tal como os AC/DC ou Motorhead, parecem ter sido abençoados com a capacidade de lançar álbuns semelhantes, sem oscilações muito grandes na qualidade dos mesmos. Caso contrário, como é que os dramatismos da faixa título, de Anima Perduta ou do grandioso Heroes of the Waterfalls’ que já foram por demais explorados pela banda, continuam a soar tão bem, como se fosse a primeira vez que estes italianos tivessem tentado algo do género. E o que dizer dos refrões orelhudos de I Belong to the Stars ou Tornado, senão um delicioso deja vu?

Poder-se-á afirmar que os Rhapsody of Fire, por terem sido uma das primeiras bandas a tentar este tipo de extravagâncias, que o fazem da melhor forma, pois muitas das vezes o original é sempre o melhor, no entanto, resta saber até quando a fórmula irá perdurar. Por enquanto os Rhapsody of Fire estão bons e recomendam-se.

Nota: 8.3/10
"From Chaos To Eternity" track list:

01. Ad Infinitum
02. From Chaos To Eternity
03. Tempesta Di Fuoco
04. Ghosts Of Forgotten Worlds
05. Anima Perduta
06. Aeons Of Raging Darkness
07. I Belong To The Stars
08. Tornado
09. Heroes Of The Waterfalls' Kingdom
I. Lo Spirito Della Foresta
II. Realm Of Sacred Waterfalls
III. Thanor's Awakening
IV. Northern Skies Enflamed
V. The Splendour Of Angels' Glory (A Final Revelation)


Review por António Antunes