About Me

Vader - "Welcome to the Morbid Reich" Review

Ao seu décimo álbum de originais, os polacos Vader mostram uma vez mais o porquê de serem uma das bandas de death metal mais respeitadas no seu meio. Com uma carreira que já vai nos 25 anos (algo surpreendente para uma banda que pratica um estilo musical não “mainstream”), Piotr "Peter" Wiwczarek (o sargento de ferro) e os seus soldados a prazo (os restantes membros da banda, já lá vamos), apresentam em 2011 um novo disco que faz justiça à sua já longa carreira e que mostra que continuam a ser uma banda muito válida hoje em dia.

Este sucessor de “Necropolis” de 2009 mostra uns Vader novamente no bom caminho, fazendo lembrar um pouco aquela fase mais demolidora da sua carreira, com a triologia de discos que lhes deu toda a exposição que esta banda merece, provando que, mesmo dificultados pelos ideiais políticos do seu país de origem (a Polónia foi, no período pós 2ª Guerra Mundial, um país muito fechado e liderado por um regime comunista feroz comandado pela antiga URSS, regime esse muito totalitário e estalinista), a musica da banda era tão violenta e feroz como as suas vontades de ir mais além.

Essa triologia, “Black to the Blind” (1997), “Litany” (2000) e “Revelations” (2002) expôs todo o poderio musical desta banda que, ajudada por uma formação coesa e estável, para além de uma actividade ao vivo intensa, mostrou ao mundo que na Europa existiam bandas de death metal capazes de rivalizar com as bandas americanas.

A seguir a esses três álbuns, a qualidade musical e o impacto dos Vader diminuiu um pouco, sendo que “The Beast” de 2004, “Impressions in Blood” de 2006 e o já mencionado “Necropolis” de 2009, apesar de não serem maus discos, não conseguiram provocar um impacto tão profundo e duradouro como os discos mais antigos. A morte do baterista de sempre (o saudoso Doc) e as constantes mudanças de formação (algo que está a acontecer com mais intensidade desde 2008) levaram a que a banda perdesse um pouco a sua identidade. Piotr "Peter" Wiwczarek sempre se manteve no leme da banda (aliás, ele É o leme da banda desde o seu início) e, apoiado por bons musicos da cena polaca (que, apesar de competentes, parecem ter aquele estatuto de contratados a prazo), vão lançando discos de uma forma regular e com qualidade.

Chegados ao ano de 2011, os Vader apresentam “Welcome to the Morbid Reich” e logo aqui se nota que é vontade da banda voltar a recuperar a força e intensidade de antigamente. É um disco muito superior aos lançamentos anteriores, um verdadeiro disco de death metal, o que depois de 25 anos, temos que ficar surpreendidos, tal a sinceridade e perseverança que esta banda apresenta. Armado com mais uma boa formação, “Welcome to the Morbid Reich” é um disco à Vader. Malhas intensas, rápidas e incisivas, capazes de ombrear com os clássicos de antigamente. A menção a Slayer continua aqui ainda presente, mas, pelo estatuto e por aquilo que a banda já atingiu, é algo penalizante estas comparações, para esta banda que já tanto conseguiu. Os Vader de 2011 são uma banda que não “copia”, antes são “copiados”.

Desde a abertura do disco com “Ultima Thule” até ao seu desfecho com “Black Velvet and Skulls of Steel” este novo “Welcome to the Morbid Reich” respira vitalidade por todos os poros, adivinhando um futuro ainda muito próspero e criativo para esta banda. São doze temas de excelente death metal, sendo que um deles, “Decapitated Saints” é uma nova versão do mesmo tema do já longinquo disco de estreia “The Ultimate Incantation”. De resto, malhas como “Come and See my Sacrifice”, “Don´t Rip the Beast´s Heart Out” e “Return to the Morbid Reich” são apenas alguns dos bons exemplos do que vamos encontrar neste disco.

Com este disco, os Vader pretender voltar a relançar a sua carreira. Apoiados numa produção poderosa dos Hertz Studios com os irmãos Wiesławski, “Welcome to the Morbid Reich” é talvez o disco mais bem conseguido da banda de à dez anos para cá, e mostram ao mundo que da Europa de Leste ainda existe uma fonte muito interessante e válida de bandas de death metal, todas elas tendo algo de Vader em si mesmas.

Nota: 8.0/10
"Welcome to the Morbid Reich" track list:

1. Ultima Thule
2. Return to the Morbid Reich
3. The Black Eye
4. Come and See my Sacrifice
5. Only Hell Knows
6. I Am Who Feasts upon Your Soul
7. Don´t Rip the Beast´s Heart Out
8. I Had a Dream...
9. Lord of Thorns
10. Decapitated Saints
11. They´re Coming
12. Black Velvet and Skulls of Steel




Review por João Nascimento