About Me

Reportagem: Turisas, Gwydion @ Cine-teatro Corroios 26/11/2011

No passado dia 26 de Novembro, os Turisas actuaram pela segunda vez no nosso país, no cine-teatro de Corroios. Já tendo estado em terras lusas como banda de suporte dos Dragonforce, os finlandeses voltaram desta vez em nome próprio para apresentar o seu mais recente álbum “Stand Up And Fight”, editado a 23 de Fevereiro pela Century Media Records.

A abertura esteve a cargo dos lisboetas Gwydion. Subiram ao palco caracterizados a rigor com uma sala ainda longe de se encontrar lotada. Actuação competente, banhada de alegria, energia e bailarico, adjectivos já tão característicos do grupo. A sala compôs-se à medida que a banda foi actuando, ficando quase lotada. A banda chegou mesmo a agradecer a presença do público numa noite de derby futebolístico.
O grupo de vikings lisboetas focaram-se no seu mais recente trabalho “Horn Triskelion”, tocando temas como “Fara I Viking”,”From Hell To Asgard”, “Mead of Poetry” ou “Odhinn’s Cult”. Houve ainda tempo para uma música nova “Math of War”, que fará parte do novo álbum da banda (ainda sem data de lançamento), e uma última música do seu primeiro registo “Ynys Mön”, “Turning of the Wheel”. Temas bem recebidos pelo público, que cantou e dançou ao som dos mesmos.
Depois do adiamento dos concertos de Maio em solo nacional, os Turisas sobem de novo ao palco de Corroios para um penúltimo espectáculo da Tour. Trajados de guerreiros nórdicos com as caras listadas de preto e vermelho, imagem essa tão característica e emblemática da banda, liderados pelo carismático Mathias Nygard.
Desde a sua última visita o grupo sofreu alterações na formação com a recente saída de Netta Skog (acordeão) e Hannes Horma (baixo), substituídos por Jukka-Pekka Miettinen (baixo) e Robert Engstrand (teclado). A sua entrada recente na banda foi quase imperceptível tendo em consideração a competência e integração dos mesmos.
Os finlandeses conquistaram o público com um bom concerto, tendo ocorrido no início umas pequenas falhas discretas no som que foram sendo corrigidas à medida que o concerto ia avançando. Foram tocados vários temas do último álbum como: “March of the Varangian Guard”, “One More”, “Take the Day!” ou “Stand up and Fight” sendo recebidos com bastante entusiasmo. E os clássicos como “Sahti-Waari”, “To Holmgard And Beyond” marcaram a sua presença obrigatória, e para o fim ficou reservada a emblemática cover dos Boney M “Rasputin” e a contagiante “Battle Metal”.
Numa típica noite fria de Novembro o grupo aqueceu todos os fãs de folk metal, com uma excelente actuação que certamente ficará na memória de todos os presentes.


* Galerias a sofrer actualizações. Mais fotografias em breve.

Texto por Patrícia Torres
Fotografia por Michele Fernandes

Agradecimentos: Prime Artists