About Me

Vallenfyre - "A Fragile King" Review

Se houve alguma surpresa neste ano de 2011, essa surpresa foi o projecto (ou será banda?) Vallenfyre. Gregor Mackintosh, num assomo de nostalgia e movido pela necessidade de exorcismo devido à morte do seu pai, criou este projecto de Death Metal cru, ainda mais cru e violento que os primeiros tempos de Paradise Lost. Além de contar com uma formação de luxo com três guitarristas onde se destacam Mackintosh (obviamente) e Hamish (My Dying Bride) e Adrian Erlandsson na bateria, o que mais impressiona é mesmo a prestação vocal de Mackintosh, com um vozeirão gutural que muitos não esperavam que tivesse. As influências que o seu fundador evoca são as de Napalm Death, Repulsion, Autopsy, Extreme Noise Terror, etc, mas aquelas que saltam ao ouvido são as oriundas da Escandinávia, bandas como Entombed e Dismembered e… acredite ou não, Darkthrone – no seu primeiro álbum, claro, “Soulside Journey” de 1991.

O saudosismo e os motivos que levaram Mackintosh a enveredar por este projecto mas será que o resultado final é algo que irá perdurar no tempo? Provavelmente não, não há nada aqui de muito excitante ou revolucionário, apenas músicos já estabelecidos a fazerem o que querem, como querem e quando querem, sem segundas intenções ou necessidades além desse prazer proveniente da auto-satisfação e exorcismo, como já foi referido atrás. Portanto, para todos aqueles que procuram uma alternativa mais pesada aos Paradise Lost, não é aqui que a vão encontrar, no entanto, para todos os apreciadores de Death Metal old school, nomeadamente, aquele praticado pela Suécia no início da década de 90, este álbum servirá como um bom exercício de memória e proporcionará algumas horas de prazer aos fãs do som mais primitivo da música extrema dessa altura. E por primitivo, não se faça confusão com a produção que é clara o suficiente para se perceber que é crua, se é que me faço entender.


No geral, serve mais como curiosidade do que como obra fundamental, mas quem sabe que num próximo passo (álbum) a evolução possa tomar conta deste projecto. E daí… talvez isso não aconteça.


Nota:
7.4/10

"A Fragile King" Track List:

01. All Will Suffer
02. Desecration
03. Ravenous Whore
04. Cathedrals of Dread
05. As the World Collapses

06. A Thousand Martyrs

07. Seeds

08. Humanity Wept

09. My Black Siberia

10. The Divine Have Fled
11. The Grim Irony


Review por Fernando Ferreira