About Me

Red Fang – "Murder the Mountains" Review

Dois anos passados desde o lançamento do seu debut em 2009 que lhes valeu aplausos dentro da cena mais Stoner, eis que os Red Fang regressam aos lançamentos. “Murder the Mountains” continua aquilo que os Red Fang fizeram no seu primeiro álbum: um Stoner de qualidade, directo, catchy e carregado de feeling.

“Malverde” dá início ao álbum, numa toada que por vezes pisca o olho a sonoridades mais Sludge. Uma faixa mais agressiva onde a voz comandante é a de Maurice Bryan Gilles, que para além de partilhar os vocais do álbum com o baixista David Sullivan (encarregue das partes mais melódicas), assume também a função de guitarrista. Seguem-se “Wires” e “Hank is Dead”, que até já têm direito a videoclips (bem divertidos por sinal) que mudam um bocado o tom do álbum para algo um pouco mais melódico, com maior relevância para a voz de David Sullivan. Percebe-se perfeitamente o porquê destas terem sido as músicas escolhidas para single, dado serem bastante mais catchy e radio-frendly, não perdendo contudo qualquer qualidade por isso. O som mais cru e pesado regressa com “Dirt Wizard”, com um início rápido e cru, que culmina num dos fortes refrões do álbum, e que faz desta música um dos pontos altos do mesmo. “Throw Up” começa como uma música mais mid-tempo, mais vai crescendo e acaba como uma música explosiva, numa autêntica jam onde a bateria de John Sherman faz estragos. Antes disso, há ainda tempo para o habitual refrão orelhudo, sendo que estes são mesmo muito constantes ao longo do álbum, e são sem dúvida um dos pontos fortes do mesmo, porque apesar de catchy acabam por não ser cansativos. “Painted Parade” é um autêntico hino ao Rock n´Roll, rápida e directa como mandam a as regras, esta música quase parece uma “Ace of Spades” dos tempos modernos, e chama mesmo pela banda de Lemmy e companhia a toda a hora, sendo as parecenças inevitáveis. É ainda de realçar a faixa “The Undertow”, uma faixa bastante diferente de todas as outras nove deste disco, pois é uma música muito mais lenta e até sombria. A música quase que funciona como que uma balada neste disco, apesar de não o ser. Contudo, um excelente apontamento numa faixa bastante hipnotizante e extremamente bem conseguida.

Em suma, “Murder the Mountains” funciona então como que um passo em frente na carreira dos Red Fang, que vê-se que fazem música acima de tudo para se divertirem, e colhem os louros por isso mesmo. Um álbum repleto de boa disposição, bem tocado e cheio de doses de Stoner que farão certamente abanar muitas cabeças por aí fora, não só de apreciadores de Metal, como de apreciadores de Rock n´Roll em geral. O divertimento e a humildade destes quatro apreciadores de cerveja é notável e certamente que qualidade não lhes falta. Parecendo que não, “Murder the Mountains” já lhes valeu o reconhecimento de uma tour conjunta com os Mastodon. Resta então ver até onde os Red Fang conseguem crescer, mas qualidade certamente que não falta ao quarteto americano.

Nota: 8.7/10

Review por Pedro Reis