About Me

Valkiria – "Here The Day Comes" Review

É incrível como quase 20 anos depois, um álbum como Brave Murder Day dos suecos Katatonia, continue não só a ditar as bases de muitas bandas, como a reflectir-se em mudanças sonoras de outras tantas. O italiano Valkiria segue esta última premissa. Tendo na sua base um black metal melódico, evoluiu para algo mais próximo daquilo que Anders Nyström e Jonas Renkse nos presentearam no dito álbum, e que nomes como Daylight Dies e Rapture aperfeiçoaram.

Responsável pelas vozes e restantes instrumentos, e contando com o baterista dos Novembre, Giuseppe Orlando, Valkiria embarca num conceito que aborda a dicotomia vida/morte, e ao longo dos sete temas que constitui este quinto disco, viaja pelas diferentes partes do dia começando pelo amanhecer (Dawn), e naturalmente acabando na noite (Night). Os riffs mais crus e dilacerantes complementam-se com a melodia emanada pelos leads e solos melancólicos, num compasso maioritariamente lento, com uma ou outra oscilação. As vocalizações, mais arranhadas do que o habitual reforçam a atmosfera opressiva criada pelos instrumentos, numa abordagem simplista, com recurso a teclados apenas e só quando realmente necessários.

Longe de ser totalmente um falhanço, Here The Day Comes também não será um álbum que fique para a história, mais que não seja por lhe faltar momentos realmente cativantes, embora confira uma homogeneidade bem acentuada. No entanto, não deixa de ser um feito para uma banda italiana conseguir reproduzir tão perfeitamente um som assumidamente nórdico, ao qual muito se deverá a masterização nos Fascination Street Studios levada a cabo por nada mais que Jens Bogren (Opeth e Katatonia).

Nota: 7/10

Review por António Salazar Antunes