About Me

Prayers Of Sanity - "Confrontations" Review

Em 2009 os Prayers Of Sanity surpreenderam muita gente, com um explosivo álbum de estreia, intitulado "Religion Blindness". Eram na altura uma banda muito recente - começaram no ano de 2007 - formada por membros jovens mas que mostrou respirar thrash metal da velha guarda, como se estivessem nos anos '80 e mostrando que este sub-género afinal é intemporal.

Ao invés de inovadores ou pseudo inovadores, os Prayers Of Sanity mostraram fidelidade e verdadeira paixão por aquilo que transparecem mais gostar, o thrash metal, e fizeram um primeiro álbum de grande qualidade no género. A excelente estreia abriu-lhes portas a poder actuar em grandes festivais como o Wacken Open Air, Vagos Open Air, SWR Barroselas, entre outros e de poder abrir para nomes importantes do estilo, como por exemplo Destruction e Municipal Waste.

2012 trás-nos uns Prayers Of Sanity reduzidos a power trio, mas com a mesma energria e qualidade musical. O novo álbum "Confrontations" é uma continuação da sonoridade praticada na estreia da banda, não há aqui modernices ou desvios, continuam sim os fortes temas de thrash metal old school, inspirados novamente pela cena thrash norte-americana, rápidos, agressivos, incisivos e orelhudos.

Destacam-se os riffs fortes e os andamentos rápidos, capazes de agradar qualquer thrasher que se preze e também a voz de Tião, desta vez mais grave, agressiva e reconhecível.

O tema título, "Dehumanizer", "Acid 21" e "Kill Or Be Killed", são as faixas mais memoráveis, num álbum repleto de bons temas e passível de ser ouvido várias vezes sem qualquer cansaço. A semi-balada da ordem também está presente, no álbum anterior foi "Shards Of Evil" e no novo disco da música é "Inside Four Walls", faixa esta que conta com o versátil vocalista dos também algarvios Digamma.

Fãs de thrash metal old school e do revivalismo que tem havido no género, não vale a pena continuarem a procurar por novas bandas por aí fora. Se ainda não conhecem os Prayers Of Sanity, do que é que estão à espera? Se conhecem o grupo nacional pelo álbum de estreia "Religion Blindness", certamente não irão sair defraudados ao ouvir "Confrontations", porque a qualidade do último trabalho é sem tirar nem pôr, similar à do anterior.


Nota: 8.2/10

Review por Mário Rodrigues