About Me

Ereb Altor - "Gastrike" Review

Que o senhor Quorthon foi, sem dúvida, uma das grandes mentes criativas do nosso mundo metálico, disso ninguém tem dúvidas. Com mais ou menos reverência, para quem se move tanto no espectro do black metal como do viking metal, falar de Bathory é falar de uma referência quase ao nível do divino. Como tal não é de estranhar que estes tenham sido alvo de um grande número de tributos, desde covers, até autenticas prestações inspiradas no seu imaginário. Mas a verdade é que os também suecos Ereb Altor parecem querer seguir esta segunda premissa de maneira quase religiosa.

O mais curioso é que embora a influência Quorthon sempre tenha lá estado, no início da sua carreira, este colectivo composto pelos multi-instrumentistas Mats e Ragnar e pelo baterista Tord, deambulava mais pela vertente folk própria dos dois primeiros discos de Ulver, do que outra coisa. Agora, ouvimos Gastrike, o seu 3º de longa duração, e parece que estamos a ouvir um Blood Fire Death adaptado aos tempos modernos, o que no papel será algo como um híbrido entre black metal e thrash, com uso de coros e teclados, e com uma produção, diga-se de passagem, demasiado polida tendo em conta o estilo, felizmente que as guitarras apresentam uma certa crueza gélida.

Os temas, como seria de esperar são longos e épicos, com destaque para a thrashada de Dance of Darkness, a atmosfera de The Gathering of Witches e a cavalgada heróica de The Mistress of Wisdom. No pólo oposto está Boatmans Call, que embora até seja dos menos extensos, repete-se até à exaustão, e uma ideia que até tinha algum potencial, por volta do fim já dificilmente se consegue ouvir de novo o entoar do coro.

A ideia que fica é que Gastrike não é um mau disco, muito pelo contrário há aqui grandes momentos de viking metal, mas lá está é inevitável evitar os fantasmas que o atormentam, o que é pena. Como tudo na vida, até nos clones há os bons e os maus, e este é daqueles que não traz mal nenhum ao mundo.


Nota: 7.6/10

Review por António Salazar Antunes