About Me

Entrevista aos Nightfall




Os gregos Nightfall são uma daquelas bandas que nunca esqueceram as suas origens e defendem com unhas e dentes a sua ideologia, sem nunca se comprometerem. O novo álbum da banda “Cassiopeia”, lançado pela Metal Blade, verá a luz do dia no início de 2013 e Efthimis Karadimas conversou com a Metal Imperium sobre Cassiopeia, a crise e o underground. 


M.I. – Os Nightfall já existem há mais de vinte anos... quais são as maiores mudanças que testemunhaste no metal? E em ti próprio? Os teus ideais e crenças sofreram alterações?

Amadureces à medida que o tempo passa.  Ganhas a capacidade de perdoar pessoas e situações e compreendes que estamos todos a tentar contrariar as imperfeições da nossa natureza humana.
No que concerne à cena metal, ocorreram mudanças tremendas no underground desde os anos 90. Vimos bandas, com quem partilhávamos atitudes e políticas, a tornarem-se réplicas de estrelas rock, a lançar material mainstream e a terem lucro como se de bandas pop rock se tratassem. Isto é muito estranho! Esta exposição prejudicou o lado mais obscuro dos subgéneros. Penso que a recessão vai provocar um retorno ao Underground!


M.I. – O título do novo álbum “Cassiopeia” é inspirado na constelação e na deusa grega que era considerada vaidosa e arrogante. Dirias que estes adjectivos definem o som do vosso novo álbum?

A arrogância é uma característica humana e é como uma droga porque a pessoa fica muito excitada antes de cair na realidade. O mito da Cassiopeia e da sua filha Andrómeda é usado como parábola. Podes substituir a palavra beleza por qualquer outra que se adapte mas o resultado será sempre o mesmo. Alguém que reclame a sua superioridade perante os outros irá causar reacções de raiva que magoarão todos em seu redor. Basta ver o que se passa na União Europeia hoje em dia... os povos e as nações são arrogantes e parecem ter esquecido as lições do passado. 


M.I. – Há alguma linha de pensamento orientadora no álbum ou os temas são peças separadas?

A arrogância e o castigo são os temas principais mas vai muito além disso; “Cassiopeia” não é propriamente um álbum conceptual.


M.I. – De acordo com notícias recentes da Metal Blade, neste álbum há tempos mais rápidos e grind que trazem de volta memórias de meados dos anos 90, nomeadamente do álbum de culto “Athenian Echoes”. Porque sentiste voltar necessidade de regressar às tuas raízes?

Geralmente não orientamos os nosso temas numa direcção em especial; deixamo-las ser livres e somos seus servos porque lhes oferecemos os que elas querem. Alguns riffs exigiam um tempo mais rápido e nós tentamos e conseguimo-lo... é tão simples quanto isso. No entanto, não considero que tenhamos retornado às origens porque nunca as perdemos e acredito que, como banda, estamos a cumprir bem o nosso objectivo. 


M.I. – O vídeo “Oberon and Tirania” já está online. Porque é que escolheram esta faixa em particular para apresentar o novo álbum?

Porque não podíamos fazer o upload do álbum todo. ;) Pode parecer engraçado mas é a verdade. Por acaso é muito difícil escolher um dos nossos filhos e mandá-lo à frente para abrir caminho. Espero que tenhamos tomado a decisão certa com “Oberon & Titania”.


M.I. – A data de lançamento de Cassiopeia é no dia 18 de janeiro. Quanto tempo estiveste a trabalhar no álbum?

Passamos alguns meses em estúdios. 



M.I. – Porque é que as gravações decorreram em diferentes estúdios?


Decidimos que cada um de nós deveria trabalhar no estúdio e com o engenheiro de som de sua preferência e depois completávamos tudo no Soundlodge na Alemanha. Funcionou muito bem. Para o homem produzir bem tem de se sentir tão confortável como em casa. ;)


M.I. – O som dos Nightfall está categorizado como death metal progressivo. Achas que esta definição é adequada?

Não estou nada interessado em etiquetar a nossa música. Nós só compomos pequenas tragédias que partilhamos com pessoas que sentem o mesmo.


M.I. – A história da Grécia Antiga sempre foi uma inspiração. Como te sentes com a presente situação da Grécia? Os acontecimentos (políticos e económicos) estão, de algum modo, a afectar a banda?

As pessoas estão confusas, não compreendem como é que chegamos a esta situação. Infelizmente não é só na Grécia, é em todo o mundo ocidental. Há duas experiências de proporções gigantescas, a da união monetária europeia e a do crédito fácil para todos que são pouco questionadas e, infelizmente, nem os políticos nem os economistas conseguem uma resposta para isto. Estas experiências precisam de tempo e fé para se finalizarem e nunca tinham sido tentadas antes, nunca! Por isso eu estou do lado dos que querem ver a figura final em vez dos que preferem destruir tudo com a raiva, como uma criança mimada que não consegue ficar com o que não lhe pertence!


M.I. – Os Nightfall fazem pausas longas entre os álbuns. Porquê? Falta de inspiração ou de tempo?

Nós não somos uma máquina de produção de música. Quando temos algo a “dizer”, fazêmo-lo, caso contrário mantemo-nos em silêncio, observando o que os outros fazem. Outro aspecto engraçado do vírus do mainstream que afectou o underground é o estereótipo da banda que faz de tudo para expandir a sua popularidade, isso tornou-se norma e inclui lançamentos, mercadoria e tournées a um ritmo acelerado e sem grandes pausas. Obrigada mas não estamos interessados!


M.I. – Efthimis é o único membro original da banda. Não é um grande peso nos teus ombros, ser a mente criativa e força motivadora por trás deste projecto?

Naaah, se calculasses quanto dinheiro eu gastaria em sessões de psicologia para curar a minha alma, compreenderias que o peso da banda é leve e muito agradável. Esta é a minha maneira de digerir o veneno que a realidade me dá e faço-o com todo o meu coração e força sem me comprometer. É isto que a arte representa para mim.



M.I. – Quais são as tuas expectativas para o futuro dos Nightfall e “Cassiopeia”?


Espero partilhar os nossos sentimentos com as pessoas e inspirá-las a fazer o mais adequado para as suas vidas. É isto o que esperamos dos nossos lançamentos.


M.I. – Há alguma tournée nos planos? E que tal uma visita a Portugal?

Portugal é espectacular mas não, ainda não temos planos nenhuns para andar em tournée. Gostaríamos de tocar em festivais. Se houver quem esteja interessado nos Nightfall, por favor, contacte-nos. ;)


M.I. – Partilha palavras finais com os fãs.

Obrigada pelo apoio. Cumprimentos para a Metal Imperium.


Entrevista por Sónia Fonseca