About Me

Attic - "The Invocation" Review


A primeira coisa que vem à mente quando a voz de Meister Cagliostro se faz ouvir é...

"O Rei Diamante está de volta?!"

A semelhança no timbre e no falseto é impressionante, chegando a roçar o plágio, havendo duas formas de encarar este facto inegável. Já lá vamos. Em termos musicais, o que temos aqui aproxima-se mais dos Mercyful Fate do que propriamente da carreira a solo de King Diamond, ou seja, em termos líricos, uma abordagem mais satânica do que propriamente o contar uma história ao longo do álbum inteiro. Em termos sonoros, há um lado mais heavy metal também reminiscente do que conhecemos dos Mercyful Fate, mas aqui há uma aproximação ao senso melódico existente na carreira a solo de Diamond, não chegando, no entanto, ao efeito que Andy LaRoque imprimia nas suas leads.

Não se sabe se será esta a identidade definitiva destes alemães Attic, já que este é o álbum de estreia (tendo apenas um EP e um split, lançados também em 2012, tal como este trabalho) mas o que é certo é que se por um lado fica-se com a ideia de que os Attic estão a usar uma identidade que não é a sua, por outro fica-se mesmo satisfeito por ouvir algo na veia daquilo que os Fate/Diamond nos mostraram nos anos oitenta/noventa.

Ou seja, para quem a originalidade é fundamental, isto poderá ser levemente ofensivo, mas para quem tem fome de heavy metal tradicional, para quem ama Mercyful Fate e/ou King Diamond, este álbum (e esta banda) é quase como um seguimento natural, portanto, é só uma questão de perspectiva. Não se discute que aqui não há originalidade nenhuma, mas o que é certo é que é uma cópia tão boa como o original, um grande álbum de heavy metal.
 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira