About Me

Avantasia - "The Mystery Of Time" Review


Tobias Sammet, além de um vocalista personalizado, é acima de tudo, um enorme compositor de canções. O novo álbum de Avantasia, onde o músico escreve toda a música e letras, como habitualmente, é mais uma superior amostra do seu talento. Sammet construiu uma carreira sólida nos Edguy mas é no seu super-projecto, Avantasia, que o compositor/cantor brilha mais. Avantasia é, para quem ainda não sabe, uma all-star metal/rock opera, que já contou com participações de nomes como Klaus Meine e Rudolf Schenker dos Scorpions; Alice Cooper;  membros de Kiss; Mr. Big; Magnum; Helloween; Uriah Heep e Rainbow, entre outros.

O músico já vendeu, se juntarmos os seus álbuns de Avantasia e Edguy, mais de 3 milhões de álbuns, e os álbuns de Avantasia têm chegado aos primeiros lugares dos tops de vários países europeus, o que é obra, até porque o que Tobias Sammet faz não é um género que esteja na moda. Claro que a presença de convidados do nível que Avantasia tem tido, confere ao projecto uma credibilidade e uma visibilidade grandes, mas se as músicas que Tobias Sammet compõe não fossem muito boas, isso não valeria de nada.

O novo álbum "The Mystery Of Time“, é mais um grande conjunto de temas, e conta novamente com várias ilustres participações. No capítulo vocal Sammet conta neste disco com a ajuda dos repetentes Michael Kiske (ex-Helloween), Bob Catley (Magnum) e Cloudy Younge, e dos "novatos" Biff Byford (Saxon), Joe Lynn Turner (ex-Rainbow, ex-Deep Purple), Eric Martin (Mr. Big) e Ronnie Atkins (Pretty Maids). Nos solos de guitarra temos as presenças de Arjen Lucassen dos Ayreon (o "rival" de Sammet nas rock/metal operas), Bruce Kulick (ex-Kiss, ex-Meat Loaf) e Oliver Hartmann (At Vance). Sascha Paeth  é o dono das guitarras novamente neste álbum, Russell Gilbrook (Uriah Heep) é o baterista de serviço e o baixo é assegurado pelo próprio Tobias Sammet. Muito importante é também a participação de uma orquestra pela primeira vez, a German Filmorchestra Babelsberg. Só estes convidados são logo garantia de qualidade, Tobias Sammet mais uma vez conseguiu reunir um elenco de respeito dentro do hard rock, power metal e heavy metal, de modo a dar forma à sua nova rock opera. A sonoridade deste trabalho não foge aos géneros citados na frase anterior e que formam a identidade de Avantasia, claro que com uma componente sinfónica muito acentuada.

Se por um lado a nível vocal se nota a ausência de Jorn Lande, por exemplo, por outro lado temos, entre outras, uma presença marcante e importante para a força de alguns temas, o veterano Biff Byford dos Saxon. De realçar também a grande prestação do convidado Michael Kiske, de grande nível nos três temas em que é chamado a intervir. Sabe bem ouvir Kiske num registo claramente power metal num tema como "Where Clock Hands Freeze", sem dúvida um dos melhores deste trabalho. Fortíssimo também é o épico de 10 minutos, "Savior In The Clockwork". Destaca-se também o refrão antémico de "Spectres", aliás, antémicos são a maior parte dos refrões deste disco. Também podemos encontrar a meio do disco a balada comercial habitual, uma música mais pop/rock com a participação da bonita voz feminina da menos conhecida Cloudy Younge e que serviu como primeira apresentação do álbum. Não é a faixa mais marcante do trabalho mas é, ainda assim, uma boa música.

"The Mystery Of Time“ é um álbum mais do que passível de ser apreciado pela maioria de fãs de Avantasia, pelo menos aos que não ficaram agarrados às duas primeiras metal operas de Tobias Sammet. É um álbum que não destoa ao lado de discos como "The Wicked Symphony" e "Angel of Babylon" ficando pouco ou nada a dever a estes e reforça a singularidade deste projecto dentro do rock e do metal.

Nota: 8.6/10

Review por Mário Santos Rodrigues