About Me

Deathchain - "Ritual Death Metal" Review


Pelo norte da Europa existem várias nações que insistem em trazer-nos música de qualidade. Talvez a Suécia se destaque nesse campo, porém actualmente já não vivemos apenas de suecadas. Um pouco mais ao lado temos a Finlândia, cuja riqueza musical tem conquistado os mercados ao longo destes últimos.

Os Deathchain são a mais recente aposta da Svart Records, que insiste na fórmula do Death Metal de casta finlandesa, uma vez já ter no seu catálogo bandas míticas como Xysma, Abhorrence e Convulse. A banda lança o seu sexto trabalho dando continuidade à tradição de colocar as palavras Death ou Dead no nome do lançamento. Desta feita, dão-nos a conhecer Ritual Death Metal, um registo que aprofunda temáticas associadas à invocação das divindades da antiga Mesopotâmia.

Musicalmente, o Ritual Death Metal demonstra uns Deathchain mais fortes, variando entre o Death Black Metal com um à vontade natural e sincronizado. As composições têm agressividade quanto baste, acompanhadas por melodias gélidas e um trabalho de bateria furioso, executado, por vezes, a grande velocidade. No geral, está um álbum mais coeso e consistente que o anterior Death Gods, revelando um som mais sincero que, por vezes, chega a atingir momentos de devastação épica e mórbida.

Como convidado especial no tema "Like Worms Upon The Lands" encontramos o LG Petrov dos Entombed que confere um maior requinte à música. No entanto, são vários os temas que nos puxam para o interior deste furacão, o que torna o Ritual Death Metal um disco de agradável audição.

Nota: 7.8/10

Review por Pedro Pedra