About Me

Icons Of Brutality - "Between Glory And Despair" Review


O death holandês sempre teve uma coisa positiva - invariavelmente faz lembrar os Bolt Thrower, ou de outra forma mais geral, todo o death metal clássico com uma pitada de doom. Os Icons Of Brutality estreiam-se nas edições discográficas com "Between Glory And Despair" e num mundo onde apenas os ícones do género conseguem fazer com que a palavra core não esteja envolvida, é sempre bom verificar que há bandas novas a opostar em pegar na velha fórmula e injectar-lhe vida. Verdadeira vida.

Peguemos na faixa que dá nome à banda, por exemplo. Entrada de rompante, com as guitarras a calarem-se para o baixo brilhar em conjunto com bateria, num riff cheio de groove tipicamente Bolt Thrower "on steroids", não esquecendo os cortantes solos que vão surgindo sempre que há uma oportunidade. Todo o death metal clássico está aqui presente. "Built To Grind" tem um riff que podia estar num álbum dos Dismember ou Entombed, enquanto a faixa título parece uma mescla entre os já mencionados Bolt Thrower e os Obituary.

Apenas uma nota menos positiva para a introdução de "Unleashed By The Carnifex", retirada do filme "John Rambo" e que já começa a tornar-se um lugar comum. Curiosamente também acaba por ser o ponto em que a sua falta de originalidade se ressente, porque de resto, death metal old-school, é death metal old-school. Ou seja, pode não haver uma identidade vincada ou muito própria, mas aquilo que demonstram aqui, nestes quase trinta e dois minutos é o suficiente para matar a sede nostálgica de uma boa brutalidade como mandam as regras do género.

 
Nota: 7.7/10

Review por Fernando Ferreira