About Me

Entrevista aos Hatriot




Em Janeiro deste ano, os Hatriot lançaram o seu álbum de estreia: "Heroes Of Origin". De forma a pro
mover o primeiro lançamento do seu novo projecto, trocámos algumas palavras com o mítico vocalista Steve "Zetro" Souza.


M.I. - Os Hatriot são uma banda realtivamente recente. Para quem ainda não vos conhece podes explicar que são os Hatriot, e como surgiu a ideia de formar esta nova banda?

Bem, para aqueles que não me conhecem, eu sou Steve Souza, mais conhecido pelo ex-vocalista dos Exodus. Agora tenho uma nova banda chamada Hatriot que pratica old school thrash com um toque moderno. A banda começou oficialmente em fevereiro de 2011, o namoro começou um pouco antes disso, quando eu conheci o meu guitarrista e parceiro de escrita Kosta Varvatakis num concerto onde ele estava actuar com sua antiga banda. Nós nos demos bem e começamos a escrever juntos, e ao longo de alguns meses decidimos que deveríamos formar uma banda: os Hatriot. 


M.I. - "Heroes Of Origin" é um grande álbum, sendo também bastante coeso. Como foi a fase de composição do disco de estreia dos Hatriot? 

Trabalhámos muito no duro, mas sempre estivemos muito focados no que estávamos a trabalhar. Eu sabia que o mundo iria colocar os Hatriot sob um microscópio comparando-os com todas as minhas bandas do passado, por isso queríamos certificarmo-nos de que tudo estava perfeito com os temas. Kosta é um grande escritor e compositor. Ele tem uma influência da velha escola e nós trabalhamos muito bem juntos. Ele é natural. Basicamente, ele vem com todas as músicas e eu escrevo todas as palavras. Essa é a fórmula que parece funcionar para nós. Nós escrevemos o álbum durante um ano, então foi assinado no ano passado, em Julho, entregamo-lo à editora em Setembro. Nós trabalhámos no duro e não foi uma brincadeira. 


M.I. - Depois de ouvir "Heroes Of Origin", pode-se notar uma aproximação da sonoridade praticada por Exodus. Esta abordagem foi pensada, ou foi algo que fluiu naturalmente, uma vez que foste parte da banda por 10 anos (no total)? 

Oh não é definitivamente um som de Exodus, esse tema penso que é apenas a progressão natural do que eu fiz com a banda. Este é o passo seguinte. Os Hatriot são uma versão mais pesada de "Tempo Of The Damned",com o devido respeito. Se colocares a minha voz sobre quaisquer riffs de metal rápido ele irá soar a Exodus. Não há maneira de contornar isso. A ninha voz é bastante distinta e identificável. Eu fiz alguns álbuns com os Exodus e os fãs esperam que eu permaneça nesse sentido. Os Hatriot estão definitivamente nesse sentido. Eu não quero tentar reinventar-me. Sou um vocalista de Thrash e é isso que eu faço. 


M.I.  - Thrash Metal Old School é a base do primeiro disco do grupo, no entanto, pode-se notar algumas influências que são um pouco mais modernas, por assim dizer. Achas que de alguma forma os restantes jovens membros, podem ter influenciado nesse sentido? 

Exactamente! A banda tem mais apontamentos de metal extremo. Kosta é fanático pelo Death Metal oriundo da Flórida, bandas como Malevolent Creation e Cannibal Corpse, e isso vem através de sua composição. A bateria eo baixo tem influências de bandas de metal moderno. Eles costuma ouvir  Black Dahlia Murder e The Faceless. Vais ouvir blast beats, vais vai ouvir apontamentos de Death Metal. É claro que os Hatriot assentam no Thrash Metal clássico, mas esses outros elementos oferecem um sabor diferente. 


M.I. - Como têm sido as reações ao "Heroes Of Origin", tanto ao nível da imprensa ou o público em geral? 

Honestamente, eu não vi nenhuma crítica má ainda. A resposta tem sido incrível. Os fãs estão a adorar o álbum e os críticos estão a dizer maravilhas dele. Já algumas revistas me disseram que prevêem que ele conste nas sua lista de top 10 no final do ano. Estou muito orgulhoso do álbum e é uma grande sensação de ver o resto da comunidade do metal  a apreciá-lo também. 


M.I. - Quais os temas estão por trás das letras das Hatriot? É apenas o seu território, ou os outros membros também contribuem? 

Eu escrevo as letras que são obscuras. Nenhum assunto é demasiado tabu para mim. Este álbum tem temas sobre tiroteios em escolas, homens-bomba, vampiros, filmes de terror, etc. eu escrevo todas as letras nos Hatriot. Se algo é interessante para mim eu vou escrever sobre isso, mas tem que ser escuro e pesado! 


M.I. - Agora, algo mais pessoal ... Como te tens sentido e o que significa para ti, poderes trabalhar em conjunto com os seus dois filhos: Nick e Cody? 

É a melhor sensação do mundo e provavelmente o capítulo mais gratificante da minha carreira musical! Ofereci-lhes os seus primeiros instrumentos musicais quando ainda eram crianças pequenas e agora posso vê-los a tornarem-se em músicos profissionais... é incrível! Para nós, estar-mos numa banda juntos e criar música juntos é simplesmente fantástico. Saí dos Exodus em 2004, para poder estar com a minha família, e agora minha família está na minha banda! Os meus filhos são os meus melhores amigos, por isso não é estranho tê-los na banda. Eu não tenho de entrar em "modo de pai" com muita frequência. É muito porreiro!! 


M.I. - E como se sentem o Nick e o Cody a trabalhar contigo? 

Acho que é muito divertido para eles também! Eles cresceram em torno do negócio e viram-me passar por tantos bons momentos, e tantos momentos maus. Eles sempre olharam para mim como se eu fosse um professor no que diz respeito ao negócio da música, e eles apreciam o facto de que são capazes de obter uma vantagem inicial no negócio através de mim e da minha história. Quero dizer, quando eu terminar a minha carreira como músico, eles vão poder-se juntar a outras bandas e continuar, por isso os Hatriot são uma espécie de plataforma de lançamento para o que eles vão fazer na música mais tarde. Eles são jovens, e entendem perfeitamente que esta é uma situação que lhes é muito favorável, por isso eles estão a trabalhar no duro para tornar os Hatriot num sucesso. 


M.I. - O grupo tem alguma meta, ou apenas pretendem fazer o que gostam, curtindo cada momento? 

Nós, obviamente, queremos fazer a banda crescer, mas somos realistas e entendemos que é algo que temos de construir. Isto não são os Exodus. Temos que começar desde o início. Um médico precisa de estudar anos a fio, para obter esse grau. A mesma coisa se passa aqui. Uma banda leva anos para construir uma base de fãs. Não é uma coisa rápida. Dito isto, nós tentamos aproveitar esta viagem. Eu digo-lhes (aos meus filhos) que eles vão olhar para trás um dia e certamente terão grandes histórias e grandes memórias. 


M.I. - "Heroes Of Origin" foi lançado em deste ano. Já há planos para novas composições? 

Nós já temos cinco novos temas escritos para o próximo álbum. Eu espero entrar em tour com os Hatriot na estrada ainda este ano, mas uma vez que isso não aconteceu, não estamos sentados à espera. Estamos a trabalhar. Até agora temos cinco novas músicas, esperamos começar a gravar o próximo álbum no Outono e lançá-lo em Janeiro de 2014. 

M.I. - Pude reparar que apenas têm dois concertos agendados para o início de Junho. Há planos para uma tour europeia? 

Nós esperamos visitar todo o mundo e claro que gostaria de visitar a Europa todos os anos. Neste momento existem negociações, mas  não podemos revelar nada ainda. Iremos anunciar novidades em breve. Amo a Europa e os fãs são óptimos lá!


M.I. - Steve, agradeço a entrevista e o tempo que nos dispensaste. Tens algumas palavras que queiras deixar para os fãs portugueses? 

Quero agradecer a todos os fãs pelo apoio ao longo dos anos. Estou de volta e pronto actuar com os Hatriot! Espero que todos possam adquirir o nosso novo álbum e ajudar a espalhar a palavra. Fiquem atentos às nossas datas da tour! Obrigado eu pela entrevista. Felicidades!


Entrevista por Diana Fernandes