About Me

Groteskh - "Unconsciousness" Review


O início de "Unconsciousness" com a intro"Bloodline" promete, grande groove e uma certa malevolência presente que finalmente faz com que o ouvinte se sinta entusiasmado com uma intro em anos. É o tipo de coisa que o amante de metal jamais se cansará de ouvir. O único ponto menos positivo que poderá ter é que poderá entusiasmar mais do que a música seguinte, para a qual está a introduzir, que é o que acontece aqui com "...at death", que no seu meio tempo, não chega a ser ameaçador nem tão empolgante como o que ficou para trás.

Alternando o mid tempo com as soluções mais convencionais de black metal, "...at death" não impressiona, mas "Realms Of Sorrow" consegue aumentar o interesse um pouco mais, com os seus riffs a lembrar vagamente os Dissection. Conforme o álbum vai avançando, o estilo próprio dos austríacos vai-se interiorizando, não que seja algo profundamente original, mas a verdade é que ainda conseguem impressionar ocasionalmente com alguns pormenores técnicos, nomeadamente de guitarra - "Reek Of Betrayal" deve ser uma das melhores do álbum. Se a previsibilidade do black metal tradicional condena faixas como "Pride" e "Meaningless", a imprevisibilidade de certos pormenores acaba por salvá-las, tal como acontece em todo o álbum.

Ao primeiro álbum, os austríacos Groteskh, deixam uma boa impressão, não suficiente para os considerar como revolucionários, mas sem dúvida suficiente para que se fique curioso pelo seu futuro e por mais black metal, com uma produção poderosa, e uma equipa de instrumentistas mais que competente em termos técnicos, está descoberto aqui um diamante ainda por lapidar no que ao género diz respeito. Boa surpresa de uma banda que demonstra ter muito para dar.
 
Nota: 7/10
 
Review por Fernando Ferreira