About Me

Tronos - Novo projecto com Shane Embury (Napalm Death) e o produtor Russ Russell


O conhecido produtor Russ Russell (Napalm Death, Dimmu Borgir, R.A.M.P., Amorphis, Evile e Vallenfyre) deu recentemente uma entrevista à Metal Hammer onde discute vários projectos em que está envolvido, ente eles o recente Tronos.

Ao ser questionado sobre o seu talento como produtor, fazendo algumas bandas “soar melhor do que mereciam”, Russ agradece e diz “Eu não sei se parte disso não é acidental, não sei se tenho realmente estado nos projectos certos, mas por coincidência acabei por colidir com as bandas certas no momento certo e... funcionou.”

Russ fala ainda de outros projectos, como Menace, que conta com Russell e Mitch Harris (guitarrista e vocalista secundário de Napalm Death), com bateria Derek Roddy (ex-Hate Eternal, etc.) e Brann Dailor (Mastodon). Shane Embury (Napalm Death) e Frédéric Leclercq (Dragonforce) são os baixistas convidados. O entrevistador brinca, dizendo ser a única vez que ouviu dizer Mastodon e Dragonforce na mesma frase.

Outro projecto tem mais a ver com uma questão solidária: “Somos todos grandes fãs de Cardiacs e infelizmente o cérebro por trás da banda, Tim Smith, não tem estado bem nos últimos anos, portanto o Shane (Napalm Death) decidiu que seria uma boa ideia fazer uma cover de Cardiacs exclusivamente para angariar dinheiro para a recuperação de Tim.”

A entrevista continua, com Russ a falar da sua experiência com Napalm Death. “Na cena heavy, eles foram a primeira grande banda com que trabalhei, eu estava um bocado na cena indie antes e, para ser sincero, cheguei ao fim com esses projectos, estava a ficar farto. Falei com o meu manager e disse-lhe que precisava de fazer algo diferente, e ele disse-me que tinha começado a trabalhar com uma nova banda chamada Napalm Death, e se estaria interessado nisso, e eu disse ‘Hell yeah!’.” Russ fala ainda do seu percurso com a banda ao longo dos anos e como se tornaram grande amigos, nem sequer discutindo muito as coisas quando estão em estúdio, simplesmente sabendo o que os outros precisam.

Sobre Tronos, Russ diz: “Desde há algum tempo que eu e, mais uma vez, Shane Embury dos Napalm Death (parecemos gémeos siameses sempre colados um ao outro)...desde há alguns anos que temos falado em fazer um projecto porque adoramos Celtic Frost e, quando Tryptikon apareceu ficámos... Oh meu deus, isto é fantástico! Temos de fazer algo como isto. Mas também cruzado com... adoramos todas as coisas ambientais e ‘flutuantes’ como Cocteau Twins, sabes, quanto mais atrasos e reverberância e camadas puderes pôr no som da guitarra para criar um bom som etéreo e bonito. Como é que podemos combinar as 2 coisas? Por isso, nos últimos 18 meses temos vindo a ter ideias, chamamos-lhe ténis de riffs, temos uma guitarra e passamo-la um para o outro, ok, a tua vez, agora a minha, agora a tua (e devo dizer que ele se agarra à guitarra mais que eu porque ele é uma máquina dos riffs e eu levo algum tempo até me surgirem ideias). Mas foi muito fácil, muito simples. Dissemos então, precisamos de um baterista.” O baterista foi sugerido por Shane, que queria já trabalhar com Derek Roddy (Soilwork) e, de uma noite para a outra, com a maquete feita por Russ e Shane, Derek colocou a bateria para a música. Shane decidiu tocar guitarra neste projecto, pelo que convidaram então Billy Gould (Faith no More), amigo de Shane, para baixista que, apesar do pouco tempo disponível, se mostrou interessado em contribuir para algumas canções e fez excelentes arranjos que são claramente dele, segundo diz Russ. Para as outras canções convidaram Troy Sanders (Mastodon). Russ termina a entrevista com um anúncio: “Precisamos de um vocalista” e “queríamos algo tipo Jaz Coleman (Killing Joke)”, confirmando ainda a presença de Silje Wergeland (The Gathering) para algumas partes vocais épicas.

Tronos conta assim com Shane Embury (Napalm Death) e o produtor Russ Russell (Napalm Death, Evile) nas guitarras, o baterista Dirk Verbeuren (Soilwork), baixistas Billy Gould (Faith No More) e Troy Sanders (Mastodon), e a vocalista Silje Wergeland (The Gathering). Falta saber quem mais se vai juntar a este projecto que, para já, promete.


Por: Inês Sobreira - 10 Novembro 13