About Me

Coldun - "Collapsing Polarities" Review


Segundo álbum da one-man-band alemã que tem por trás o músico Coldun, também conhecido por outros projectos tais como Isenburg, Andras e Persecution - ou seja, underground. O primeiro álbum tinha uma abordagem mais tradicional ao género doom, mas este segundo parece ir buscar influências exteriores, um certo lado folk (notado principalmente pelo tom de voz de Coldun e pela estrutura de algumas faixas) e um certo lado progressivo.

O trabalho passado do músico com outros projectos até pode ter passado despercebido. Até o álbum de estreia deste projecto, mas este "Collapsing Polarieties" demonstra uma maturidade invulgar, em termos de composição, intearpretação (ambas a cargo do músico, excepto pelos leads de guitarra, feitos por Mike Richter, músico de sessão, que também tem uma grande responsabilidade no produto final) e com uma produção cristalina e poderosa, elevando estas músicas a um nível ainda mais superior. Lembrando os melhores momentos de Tiamat, Lake Of Tears, Love Like Blood e até Otyg, projecto mais folk de Vintersorg, este álbum vai crescendo com as audições revelando a cada uma que seis músicas sabem a pouco. A muito pouco.

A melancolia de faixas como "What Stays" e "Rise & Fall" em conjunto com a emoção que o tema título e "Echoes" transmitem é contagiante e viciante e a progressão e peso que faixas como "Relight The Temple Within"  têm são essenciais para tornarem este álbum obrigatório a todos os que gostam das bandas atrás mencionadas, mas principalmente a todos os que gostam de boa música, emocional e que cresça dentro do ouvinte a cada segundo, a cada nota tocada. Uma excelente surpresa.


Nota: 8.9/10

Review por Fernando Ferreira