About Me

Grim Funeral - "Abdication Under Funeral Dirge" Review


Esta terá sido a audição mais difícil deste ano. Um trabalho que embora possa ser considerado como black metal na sua essência, vai bem mais longe do que aquilo que se entende por esse estilo. Aliás, musicalmente é mesmo uma fusão de (funeral) doom com black metal depressivo e é impossível não mergulhar neste estado de espírito depois destes setenta e nove (79!) minutos. Em cinco músicas apenas. E aqui reside o grande problema de "Abdication Under Funeral Dirge". Nada contra faixas épicas, mas o que se sente é que no final de cada faixa não se chegou a lado nenhum. Aliás, o ouvinte não foi lado nenhum, uma depressão estupidamente gigante é que veio ter com ele!

Não há um raio de esperança por aqui, é o apocalipse humano em forma de black metal depressivo. A fórmula de usar o tremolo picking a toda a hora, acaba por ajudar a que tudo se torne enfadonho rapidamente. "Grim Funeral Elegy Into Twilight Of Humanity" é um bom exemplo, onde isto acontece nos primeiros minutos da faixa, em conjunto com a voz Ur Profanum, o mentor desta one-man-band e responsável por todos os instrumentos e voz em todas as composições. No aspecto técnico, não há muito apontar, o som é cru, tal como é requisitado, os instrumentos são bem tocados - pese só o já referido exagero dos tremolos pickings, mas o problem é mesmo a estupada de aturar isto durante quase oitenta minutos.

Oitenta minutos de gritaria em sofrimento, de tremolo picking que sobressai quando tudo o resto pára - numa espécie de breakdown das negritudes - que irrita por ser um truque usado em todas as faixas, mas todas, e que se o resultado já não foi grande coisa à primeira, não melhora com a quantidade de vezes. A primeira faixa tem quase vinte minutos, a segunda quase dezasseis, a terceira vinte e cinco e a quarta quinze. A meio da primeira já se está a pedir por misericórdia porque é demais para quem quer que seja consiga aguentar. Não é o desespero, não é a duração das músicas em si, é a gritante falta de ideias e uma megalomania que não em consideração essa mesma falta de ideias.


Nota: 2/10

Review por Fernando Ferreira