About Me

Bloody Climax - "Back To The Wall" Review


Existem negócios da China que estão mesmo à espera que peguem neles. Um deles é o revivalismo. Melhor do que procurar por bandas novas a tocar o som de outrora, é procurar por bandas de outrora que lançaram algo e que se possa relançar investindo menos capital. Dito assim até pode soar mal, mas este até uma espécie de serviço público, já que assim é possível recuperar algumas gemas perdidas para uma nova geração. É o caso desde "Back To The Wall", lançado originalmente em 1985, em vinil, pela banda alemã Bloody Climax que apenas lançou este álbum, que segundo o press-release, é extremamente raro - afirmações que valem o que valem no contexto em que se inserem.

A qualidade de som parece mudar a meio da primeira faixa, "Edge Of The Daring", o que deixa logo na dúvida se esta foi apenas uma questão a afectar a cópia promocional ou se o CD também sofrer da mesma questão. De qualquer forma, o tema em questão é um senhor tema de heavy metal, com um grande solo. É nesse espírito de surpresa que "Back To The Wall" se vai desenrolando, ficando um pouco a incredulidade acerca de como esta banda pôde ter passado despercebida. O som é datado, a voz também, mas, chiça, que isto é que ouvir heavy metal com alma. Aquela alma ingénua que o primeiro disco de Iron Maiden imortalizou. Um sentimento viciante que os ouvintes da velha guarda compreenderão bem. O tema título, por exemplo, é gritante nesse espírito. E têm uma faixa instrumental, igualmente viciante. Não é necessário dizer mais nada.

Como se não bastasse, a editora, Karthago Records, decidiu completar o tempo restante com faixas bónus de material nunca antes lançado, que estaria previsto para o sair no segundo álbum que acabou por ficar na gaveta. Reedição muito interessante que não motivará aos fãs da banda, até porque não devem ser assim tantos que os conheçam ou ainda se lembrem deles, mas mais aos amantes de heavy metal tradicional. No que é potencialmente um aproveitamente comercial descarado, ganha toda a validade quando o material tem esta qualidade. Lançado em edições limitadas e numeradas, um pequeno tesouro.

 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira