About Me

Saga - "Spin It Again! - Live in Munich" Review


A icónica carreira, com mais de 35 anos, dos Saga foi revisitada no último lançamento da banda. "Spin It Again - Live in Munich" é um DVD lançado em Setembro de 2013, e foi executado num país que os recebe sempre de braços. Foi um concerto que reviu os grandes clássicos do grupo, bem como os sucessos mais recentes, principalmente, retirados do último álbum de estúdio lançado em 2012, "20/20".

É sempre um enorme prazer ouvir Saga, principalmente quando o grupo canadiano está em tão boa forma técnica. É o primeiro DVD em que Mike Thorne, o novo baterista, participa, demonstrando uma capacidade magnífica e técnica bem diferente dos anteriores bateristas do grupo, dando à banda um novo fulgor e espírito. Grandes sucessos como "Humble Stance", "Mouse In A Maze", "Don't Be Late (Chapter 2)" ou "Careful Where You Step" são soberbamente interpretadas, por uma banda que ganhou novo 'gás' ao longo dos últimos anos. As mais recentes faixas como a de abertura, "Anywhere You Wanna Go", a pesada "Spin It Again", "Corkentellis" ou "Six Feet Under" são mais alguns exemplos da excelência que o grupo conseguiu atingir ao longo de mais de 35 anos de carreira. 

Este lançamento é, também, carregado de simbolismo, já que é o primeiro DVD em que Michael Sadler participa com a banda após o seu regresso aos Saga, em 2011. Para além de ter sido, em Munique, a última vez que Sadler tocou com o grupo antes de sair da banda, em 2008. A performance de Ian Crichton, o icónico guitarrista e por vezes subvalorizado, é perfeita atingindo o seu pico na faixa "Tired World (Chapter 6)", onde executa um solo verdadeiramente épico. Nunca foram uma banda com grandes problemas internos, o que se reflecte em cada concerto da banda ao longo dos anos.

Em conclusão, Saga demonstra que mesmo após mais de três décadas a tocar rock progressivo, Michael Sadler e companhia dá aos fãs um verdadeiro concerto, cheio de nostalgia e boas expectativas para o futuro, em termos musicais. É, claramente, um DVD a adquirir para quem é fã da banda, mas também para quem é fã de rock progressivo extremamente bem executado.

Nota: 9/10

Review por João Braga