About Me

Stoneburner - "Life Drawing" Review


Dooooooooom! Paquidérmico, arrastado e sujo doom. É a oferenda dos norte-americanos Stoneburner para o mundo. E ao segundo álbum já se revelam como uma das propostas mais excitantes do género e não será por acaso que têm contrat com a Neurot Recordings, editora dos membros de Neurosis e casa das mais influentes propostas do sludge doom actual. As ligações a Neurosis não acabam por aqui já que o responsável pelo baixo e voz dos Stoneburner é nada mais nada menos que Damon Kelly, filho de Scott Kelly dos Neurosis. Pode-se pensar em algum favorecimento mas a verdade é que depois de se ouvir "Life Drawing", essa é a última justificação que vai surgir na mente de quem quer que seja. Garantidamente!

Além do peso estupidamente exagerado que se pode encontrar nestes sessenta e sete minutos, existe muito groove. Groove ameaçador, daquele que limpa a mente, a memória, os pensamentos e obriga a balançar a cabeça repetidamente, ora com mais intensidade ou apenas na forma de um singelo aceno que surge tão certo como os ponteiros de relógio suiço. "Caged Bird" é a primeira forma deste tipo de hipnose que surge no álbum, em que dez minutos passam num piscar de olhos, numa viagem que só termina com a suave instrumental "Drift", uma pequena peça acústica que chama o rabo de novo à terra, apenas para o ter chutado outra vez para a atmosfera com "An Apology To A Friend In Need" - faixa com uma surpreendente melodia vingente que se torna bem viciante.

É, apesar do que possa parecer à primeira audição, um trabalho mais aberto e variado do que o que se supunha inicialmente, com momentos bem viajantes, peso bruto, intensidade a rodos e melodias cativantes. Parece que tudo junto não combina, mas na verdade é esse o preço da genialidade, conseguir combinar o incombinável. O preço que os Stoneburner não se importam de pagar. Exemplo máximo desta sua identidade e do seu estilo é o épico de quase dezoito minutos, "The Phoenix", onde todos os elementos, principalmente a genialidade, da banda de Portland estão bem presentes. Grande álbum de sludge doom para apreciar aos poucos, durante muitos anos. Temos banda!


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira