About Me

Decembre Noir - "A Discouraged Believer" Review


Som nostálgico sem ser propriamente retro é uma das características que este "A Discouraged Believer" salienta, logo pela faixa título que inicia este trabalho de estreia dos alemães Decembre Noir. A potência e força dos primeiros álbuns dos Crematory e, sobretudo, Godgory, numa mistura muito inteligente de death e doom metal que captura de imediato a atenção daqueles que não resistem a esta mistura que nem sempre é bem atingida. Algo que também ajuda à eficácia das sete malhas aqui contidas é a produção, bem poderosa e punjante, tal como as músicas exigem.

Depois outra coisa que impressiona é a sua variedade. É fundamental para que uma banda de doom metal não seja aborrecida. Caso não exista variedade, pelo menos terá de haver momentos viciantes, para que não se torne aborrecido, considerando que normalmente as faixas doom metal têm uma duração acima da média. Se pegarmos numa música como a "Thorns", que até tem menos de cinco minutos, tem melodia, tem blastbeats, tem voz guturais, tem vozes limpas, tem o diabo a quatro. E não tem apenas por ter, apenas para fazer de conta que temos muitos elementos díspares numa só música, ainda por cima pequena. Tudo faz sentido, tudo encaixa na perfeição. A definição para as obras maiores de arte.

Poderá ser que se esteja a colocar a fasquia muito alta, mas este álbum de estreia soa a álbum de veteranos que só não é perfeito porque apesar dos elogios dados às duas faixas atrás mencionadas, não se pode dizer que exista um tema que fique no ouvido imediatamente - pese a melodia da guitarra lead viciante da "The Forsaken Earth" a lembrar um pouco Katatonia por alturas do "Brave Murder Day". O que acaba de ser outro feito. Mesmo sem ter esse efeito imediato, consegue deixar uma impressão muito boa no final dos seus quase cinquenta minutos. Não é para todos. Está aqui uma banda a ter em conta no futuro, quando o death/doom é cada vez mais uma coisa rara - pelo menos que as bandas que tocam no estilo não... evoluam.


Nota: 8.6/10

Review por Fernando Ferreira