About Me

Arkan - "Sofia" Review



É bom ver que ainda existem pessoas ou conjunto de pessoas capazes de operar reviravoltas neste mundo moderno e plástico, onde tudo é planeado e analisado até ao ínfimo pormenor. Quando se julgava que os estilos de metal melódico com vocalistas femininas ou coisa que o valha já estava morto e enterrado (e o que não estava enterrado, cheirava mal), eis que surge o terceiro álbum dos franceses Arkan com a sua mistura muito própria de death, doom e gothic metal sem sendo nenhuma das três propriamente mas tendo características de todas, adicionadas a uns pózinhos do médio oriente na forma de arranjos que não são muito exuberantes - nada na linha de uns Orphaned Land.

A mistura é muito boa e faz lembrar aquilo que os Lacuna Coil foram no início da sua carreira e deviam ter continuado a ser. É certo que a mudança foi um pouco abrupta e que pode fazer os fãs dos dois álbuns anteriores fiquem de cabelos em pé, mas é impossível negar a sua qualidade. Melodicamente  é quase perfeito. Um tema como "March Of Sorrow" é de uma beleza exuberante, beleza e profundidade emocional raras, revelando o talento da banda para fazer grandes músicas, uma arte nem sempre dominada pelas bandas do género. E esses mesmos fãs não se livram das vozes guturais por parte de Florent Jannier, mesmo que sejam quase uma nota de rodapé.

È um álbum de cinquenta minutos que se ouve com o maior dos prazeres e que se volta a ele com uma facilidade impressionante, cheio de ganchos melódicos e de verdadeiras músicas que entram sem dificuldade - ainda que possam ter alguma resistência em ficar, mas também como o álbum é viciante, esse é um problema que não se revela muito grave. É certo que este ponto de viragem, do death metal para um som mais comercial e acessível, vai determinar o futuro da banda e como todos já vimos este filme antes, nomeadamente com bandas como Lacuna Coil e Within Temptation, é de ter algum receio no coração em relação aos futuros trabalhos. No entanto, a vida também já nos ensinou que não vale a pena sofrer por antecipação e por agora, há que apreciar na totalidade "Sofia", que é um álbum bem acima da média.


Nota: 8.5/10

 
Review por Fernando Ferreira