About Me

Ides Of Gemini - "Old World New Wave" Review



Doom rock. Quando falamos em doom rock pensamos em algo como… stoner rock. O que nos leva a crer de que existem algumas categorias que existem apenas porque existem também jornalistas ou apenas pessoas aborrecidas. Ou talvez tenham razão de ser. Bem, considerações inúteis à parte, “Old World New Wave” marca o regresso do power trio conhecido como Ides Of Gemini que à primeira audição se poderá concluir ingenuamente é uma espécie de mistura entre pós-rock, com pós-metal, com pós-doom. Na verdade, é o que é e quanto mais tempo se perder com isso, mais se dá importância ao que não tem importância nenhuma.

O som é depressivo e a voz de Sera Timms (também baixista) em conjunto com a de Kelly Johnston (que além das vozes de apoio também toca bateria) dão o toque que nos coloca este trabalho como algo difícil de qualificar. A questão do doom rock começa a fazer sentido já que há sem dúvida aqui um certo feeling doom, com riffs totalmente apropriados, e que temas como “White Hart” não disfarçam, exacerbando a sua condição melancólica e cujo trabalho vocal cria uma dicotomia curiosa, entre o profano e o celestial.

O álbum flui bem, bem demais. Torna-se difícil de reter algum momento em especial, já que o trabalho parece um grande tema, dividido em nove temas. Se o destaque não fosse todo para as vozes, talvez sobrasse algum espaço para as guitarras roubarem a atenção e mantê-la, pelo menos tempo suficiente para que pudesse ficar algo gravado na mente. Isto da perspectiva do preguiçoso que não gosta de investir muito tempo na sua música. Este trabalho não é o indicado para essas pessoas. Lento, melancólico, atmosférico e até com um certo groove new wave ou pós-punk, a lembrar tempos idos, demora até que consiga instalar-se no interior. Se não lhe for dada tolerância, tal torna-se mesmo impossível. Um bom álbum, mas que não é fácil de interiorizar.


Nota: 7/10


Review por Fernando Ferreira