About Me

Aisles - "4:45 AM" Review



De Santiago de Chile surgem os Aisles e "4:45 AM" é o seu terceiro álbum. O terreno por onde se movem é o do rock progressivo, com muitos ares de art rock tipicamente britânico. Para essa associação, a voz de um dos irmãos Vergara, Sebastian, ajuda muito, dando aquele ar clássico tipicamente prog de anos oitenta. No entanto, nas faixas instrumentais, e ainda são quatro, esse feeling também está presente. Se por um lado funciona através do travo nostálgico que deixa, por outro, soa na maior parte das vezes datado.

Independentemente desse facto, "4:45 AM" é uma impressionante obra de rock progressivo, onde apesar de uma qualidade instrumental inquestionável, o foco das composições foi para fazer verdadeiras músicas, com uma sensibilidade ímpar. Provavelmente vai passar despercebido para os apreciadores de sonoridades mais extremas, mas para quem gosta de rock progressivo ou art rock clássico, está aqui um grande trabalho. Maior prova disso serão a faixa título, "The Sacrifice" e o épico "Melancholia", que é um espectáculo à parte, em conjunto com as instrumentais "Gallard Yarura" e "Intermission".

Longe das modas daquilo que actualmente se entende por rock progressivo, é bom ver que ainda existem bandas que seguem o seu coração, sem se importar com aquilo que os outros possam pensar. Para ouvir e voltar a ouvir, muitas, muitas vezes. É garantido que a cada uma dessas novas audições novos elementos vão surgir e a riqueza é tal, que este processo irá durar mais tempo do que aquele que se esperaria inicialmente. Para isso terá que se ter uma abordagem de ouvir música que hoje em dia é quase inexistente, que exige paciência e introspecção, tal como todas as grandes obras de arte.


Nota: 8/10


Review por Fernando Ferreira