About Me

Reportagem: Sabaton, Korpiklaani e Týr @ Hard Club, Porto - 14/12/2014


No passado dia 14 de Dezembro - numa noite fria já a lembrar o Inverno - o Folk e o Power Metal estiveram de regresso ao nosso país, para um espectáculo repleto de muita animação e festa.


A estreia de Týr em Portugal foi o início de uma bela noite de concertos. O grupo teve uma recepção calorosa e contou com uma casa bem composta. A banda mostrou-se muito comunicativa e com um bom sentido de humor, do início ao fim. A setlist andou maioritariamente à volta das músicas de “Valkyrja”, álbum lançado o ano passado. Foi um concerto que soube a pouco, e com certeza que o grupo irá querer voltar a Portugal futuramente.



A festa prolongou-se com a actuação dos finlandeses Korpiklaani. Por entre mosh, dança e comboios no meio do público do início ao fim do concerto, onde a animação foi a palavra de ordem. A boa disposição sentida no palco foi bastante contagiante, à medida que a banda tocou algumas das suas músicas mais conhecidas, como são os casos de “Juodaan Viinaa” e “Vodka”, sendo que esta última encerrou o concerto. Foi um bom espectáculo, sem dúvida, que apenas pecou pela curta duração.


Com a música “Final Countdown” os Sabaton fizeram a sua entrada grandiosa em palco, para aquele que era talvez o momento mais aguardado da noite. A banda apresentou-se em grande forma e mostrou-se bastante comunicativa durante o concerto todo, a interacção foi tanta que, a certo ponto, até deixou a escolha de algumas músicas ao critério da plateia. Houve também uma competição de solos de guitarra em palco, entre o vocalista e os dois guitarristas. Foi um regresso glorioso do grupo sueco aos palcos portugueses, que serão sempre muito bem-vindos.

Foi uma excelente noite de concertos, que até teve direito a duas actuações (uma antes, e outra depois) do grupo de recreações históricas: Espada Lusitana. Foi uma excelente forma de fechar o ano de 2014, que teve muitos e bons concertos. Resta esperar que 2015 seja ainda melhor.




.
Texto por Rita Limede
Fotografia por Emanuel Ferreira
Agradecimentos: SWR Inc.