About Me

Reportagem: Shape, Push!, Linebacker @ Popular Alvalade, Alvalade - 14/12/2014



Não há nada melhor que estar numa sala cheia de boas atitudes, bom ambiente e em que todos remam para o mesmo lado. Foi mesmo isso que pudemos presenciar no passado dia 14, no recente bar Popular, em Alvalade. Com uma matiné à antiga, a malta de Alvalade juntou 3 grandes bandas cheias de amigos e caras conhecidas da cena nacional, num local que começa lentamente a ser mais escolhido para este tipo de eventos, numa tarde que ficou marcada também por mais uma recolha de bens para sem-abrigo.


A abrir a tarde, os mais "novinhos" Linebacker, com uma demo na bagagem, lançada em Fevereiro. Abordando temas que vão desde o espírito desportivo até aos direitos dos animais, este quinteto focou o seu alinhamento na referida demo, havendo ainda espaço para uma surpreendente cover de Suicidal Tendencies, que arrancou as primeiras movimentações mais sérias da tarde. Apesar da experiência e rodagem dos membros desta recente banda, falta ainda alguma dinâmica e coesão entre o colectivo e mais energia para o público corresponder da mesma maneira.



De seguida, e a quem também não falta qualquer tipo de rodagem, os PUSH. A "jogar" em casa, mostram de concerto para concerto uma maior segurança em palco e isso é notório ao verificar também a crescente de fãs de sala para sala. Com um álbum de estreia editado pela Hell Xis no passado mês de Abril, os PUSH preparam-se já para lançar o segundo disco intitulado "This Is So Cruel. This Is Life.", do qual ainda tiveram tempo de apresentar mais dois temas. Com direito a riffs de Metallica e Obituary pelo meio, mostraram mais uma vez porque é que são uma das maiores promessas nacionais: hardcore trabalhado, rápido e pesado, com groove e garra. Com uma performance bastante sólida e a habitual exímia presença em palco, ainda arrancaram algumas movimentações de um público que parecia algo constrangido devido às pequenas dimensões do espaço.



Para fechar a tarde, e ainda antes do começo do derby, os lisboetas Shape. Numa toada um pouco mais melódica que as restantes bandas, apresentam uma das sonoridades mais interessantes e originais do nosso underground. Com a promessa de um novo álbum para breve, continuam a tocar um alinhamento composto por vários temas do futuro lançamento, outros temas mais antigos como "Vampires" e "Life's Hard" e a habitual cover de X-Acto. A receita é a mesma, e o feeling é do mais puro que vemos no meio. Com uma presença incansável, o vocalista João Quadros passa o concerto dum lado para o outro da plateia, aos saltos e encontrões, a debitar tudo com a maior emoção e garra possíveis e impossíveis. Ainda está para vir um mau concerto de Shape.











Texto por Afonso Veiga
Fotografia por Tiago Barbas
Agradecimentos: O Noia e Amigos