About Me

Znafelriff - “Ruin” Review


Svalbard, o arquipélago norueguês de onde é proveniente este pequeno colectivo, é um lugar perfeito para se ter inspiração para tocar black metal: é o lugar europeu mais próximo do Pólo Norte com uma população estabelecida, é de noite durante mais de meio ano e escusado será dizer que é avassaladoramente gelado. Estamos a falar de um lugar carregado de gelo e paisagens nórdicas e temperaturas que fazem com que Oslo um pouco mais a Sul, pareça o Brasil em comparação com o Canadá, logo estão presentes todas as condições para se conceber black metal do mais frio e crude que pode haver. Claro que não basta apenas os ingredientes para se fazer um bom prato, é preciso sabê-los cozinhar e ouvindo este 2º EP dos Znafelriff nota-se isso mesmo.

Há uma clara inspiração pelo black metal norueguês do início dos anos 90, aliás, o grande charme destas 5 canções aqui contidas, é que parecem ter saído dessa época passada e com tão marcantes memórias no universo da música extrema. Os temas em si são decentes e seria injusto dizer pior ou melhor deles. Nenhum deles cai no repetitivo nem no típico costume de encher o disco de blastbeats intermináveis e completamente desprovidos de técnica, têm em si atmosfera e destacam-se pela diversidade entre si, destacando-se o tema-título e o mais agressivo “Graues Land” como exemplos da qualidade dos Znafelriff.

O maior problema aqui acaba por ser a falta de memorabilidade dos temas, faltando-lhes a garra necessária para bem prender o ouvinte e fazer com que “Ruin” tenha mais do que duas ou três audições e se distinga de um mar de lançamentos muito semelhantes.

Nota: 6.7/10

Review por Tiago Neves