About Me

Reportagem: Dead Neanderthals e Orthodox @ Cave 45, Porto - 29/01/2015


As saudades já apertavam mas, felizmente, o pior já passou! Os eventos Amplificasom estão de volta e em força, como veio provar o primeiro concerto da promotora em 2015.


Foi com um ligeiro atraso que os Orthodox entraram em palco para dar início à data única desta tour ibérica, algo que só serviu para aumentar ainda mais a ansiedade do público que, apesar de não encher a sala, a conseguia compor sem qualquer problema. O duo espanhol apresentou-se sem medos e o baterista Ricardo Jiménez Gómez fez questão de mostrar desde o início o teu talento num solo que se viria a transformar no primeiro tema da noite. Num género musical difícil de distinguir, podemos caracterizar os Orthodox como uma banda que "soa bem". E, acreditem, soa mesmo. Os cerca de 45 minutos a que a banda teve direito foram suficientes para ver as primeiras cabeças a abanar e para um momento especial com a presença em palco de Otto Kokke, o saxofonista dos Dead Neanderthals e de Colin Webster, saxofonista britânico que vinha ao Porto como convidado especial da banda que se apresenteria a seguir em palco.

15 minutos foram o tempo suficiente e, já devidamente preparados, os Dead Neanderthals entraram em palco para terminar a noite. Com "Prime", editado em Outubro de 2014, na bagagem, o duo que, à semelhança do que aconteceu no disco, se fez acompanhar em palco pelo britâncio Colin Webster focou a sua apresentação nesse mesmo álbum/tema de 40 minutos que se mostrou ainda mais pujante quando tocado ao vivo. Três músicos incrivelmente talentosos e zero barreiras à criatividade não poderia ter mau resultado. E não tiveram mesmo. Sem paragens para respirar e sempre seguros daquilo que estavam a fazer, os Dead Neanderthals conseguiram conquistar o público que marcava presença na Cave 45 e foi sob um forte aplauso que terminaram o seu concerto. Voltem sempre!


Texto por Bruno Correia
Fotografias por Emanuel Ferreira
Agradecimentos: Amplificasom