About Me

Wolfheart - "Winterborn" Review


Álbum de estreia dos finlandeses Wolfheart, lançado originalmente em 2013, tanto em edição de autor pela banda no formato físico, como em formato digital pelas mãos da Violent Journey Records, que agora vê uma segunda vida através da Spinefarm, que o reeditou a três de Fevereiro. Trata-se de uma one man band que nos re-apresenta Tuomas Saukkonen, dos Before The Dawn e Black Sun Aeon (estes últimos uma outra one man band) como o timoneiro de todo este projecto, responsável por tudo o que se pode ouvir, como acontece na maior parte dos seus projectos, projectos esses foram colocados todos de parte para que a atenção de Tuomas fosse unicamente nestes Wolfheart.

A força como que "The Hunt" nos chega desfaz todas as dúvidas que se poderia ter se essa foi realmente a melhor jogada. É um tema impressionante, que demostra o seu death metal de características melódicas e melancólicas em todo o seu esplendor. "Strength And Valour" prova que não é só melodia melancólica que se pode esperar aqui, mesmo que esse acabe por ser o prato principal, ora com outros elementos à mistura, como o épico (em "Routa Pt.2"),  como a brutalidade (como em "Ghost Of Karelia") ou como momentos mais compassados como "I".

No entanto há algo que se mantem constante, a lembrança que temos de Katatonia antigo. Não se pode dizer que sejam apenas copycats, pelo contrário, mas existe mais do que uma vez em que este sentimento de reconhecimento com o som que era feito nos saudosos anos noventa nos surge e esse é um bom sentimento. Nostalgias aparte, este é um trabalho que justifica completamente a reedição por uma editora, só nos admira como é que demoraram tanto tempo. De qualquer forma, servirá de certeza de preparação para o próximo trabalho, agora que são uma banda completa e não apenas mais um projecto só de Tuomas. Boa surpresa.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira