About Me

Cadaveria - "Silence" Review


Se contarmos com os lançamentos feitos com os Opera IX, a italiana Cadaveria já anda a fazer musica há uns bons 20 anos, uma idade bem respeitável para alguém que apareceu numa altura em que tipas por detrás de um microfone era caso raro, ainda para mais num estilo tão viril como o black metal. Silence é o 5º disco desde que a vocalista embarcou nesta viagem em nome próprio em 2002, e de certa forma é a continuação lógica dos lançamentos anteriores.

Como tal se pensam que Cadaveria e companhia tiraram o pé do acelerador estão bem enganados. Mais uma vez ela nos presenteia com um disco de black metal de fortes tendências góticas. Algo facilmente perceptível logo aos primeiros segundos do tema que principia o disco, Velo (The Other Side of Hate), guitarras cruas e voz ríspida, a que se segue um riff memorável. Após um conjunto de temas em que a banda aborda uma vertente um pouco mais catchy, mas sem diminuir no peso e intensidade, e outros quantos menos exuberantes, o disco volta a ganhar animo com o frenético Out Loud, a fazer lembrar um pouco Ópera IX, bem como o excelente refrão do seguinte Death, Again, com a voz mais limpa da vocalista a sobressair magnificamente. A eles junta-se a intensidade e pujança de Exercise1 e temos uma sequência muito interessante de temas, e do quão diverso poderão ser Cadaveria e companhia. Para o final Lonliness, cuja imprevisibilidade e excelente refrão fazem dele o momento mais interessante de Silence.

Mas claro, como já foi dado a entender anteriormente, outras quantas composições de menor qualidade impedem que Silence se torne num disco mais marcante, ainda que não seja descabido dizer que este poderá bem ser o melhor disco editado em nome próprio pela vocalista.

Nota: 8.3/10

Review por António Salazar Antunes