About Me

Heavydeath - "Eternal Sleepwalker" Review


Peso, peso e mais Peso. É o que estes Suecos nos oferecem com o primeiro álbum intitulado “Eternal Sleepwalker”. Formados em 2014 e com uma série de demos, ep’s e  uma compilação lançadas, os Heavydeath atingem a idade maior e esmagam-nos com esta primeira oferenda de Doom Death misturado com uma aura de Black Metal e Stoner.

Invocações Sabbathianas por todo lado acompanhadas por uma voz mais que mórbida e arranhada (mas não só) traçam o rumo para este trabalho. É um disco destrutivo cuja distorção parece convencer-nos de algum groove iluminado quando ao invés recebemos lentidão apocalíptica pelo caminho, sempre a esmigalhar, sempre a criar desespero é o que podemos esperar nas primeiros 5 temas deste “Eternal Sleepwalker”, mas ao sexto uma alteração de registo significativo acontece, a voz que até então nos aterrorizava o espírito aparece-nos limpa e clara tal qual uma aparição divina. Trará ela a dita esperança tão almejada? Não, não de todo, “Heavy as Death” é só mais um motivo para nos despistar da vida, com tom lúgubre e viciante, este falso doce é nos oferecido como uma tentação, já meio adormecidos pelo feitiço musical injectado, a capacidade de resistência é capaz de se quebrar aqui e levar-nos ao poço da perdição por esta altura. Daqui até ao final é só aguentar mais um tema, não façam cerimónia pois é mesmo para cumprir o ritual.

No final fica a sensação de termos sido enganados, pois a estética musical inicialmente apresentada revelou-se uma fraude. Quando aguardava por mais uma sessão de Stoner, sou atropelado por ambiente mórbido de Doom Death Black. Agora, digo-vos o seguinte, é bom ser ludibriado desta forma, pois a surpresa é algo que amplifica o apetite e eleva a vontade de comer. É a grande lição deste “Eternal Sleepwalker”, não se deixem levar pelas aparências e atrevam-se a ouvir os Heavydeath!

Nota: 8/10

Review por Pedro Pedra