About Me

Satyricon - "Live At The Opera" Review


Os Satyricon gravaram já há quase dois anos este concerto que podemos apreciar apenas este ano. Registado no conceituado Den Norske Opera & Ballet em Oslo na Noruega, é um concerto que vai um pouco além da típica proposta de banda de metal que toca com orquestra sinfónica. Os Satyricon tocaram em palco com um coro de cinquenta e cinco elementos, O Coro de Ópera Norueguês, e o resultado é surpreendentemente de topo. Se a música da banda norueguesa nem sempre ofereceu consensualidade, nem mesmo nos tempos em que tocavam algo mais próximo do black metal tipicamente escandinavo, conforme o tempo passa solidificam a sua posição como uma banda que não voltando as costas à sua costela extrema, continua a querer inovar. Esta foi mais uma forma. E bastante inteligente.

Para Satyr, esta colaboração não é tem nada de incoerente já que é a continuação lógica daquilo que o músico tem feito nos últimos vinte anos. Em termos sonoros, e é essa parte que fascina, não há aqui nada de extraordinariamente diferente. Isto é, a música dos Satyricon surge aqui intacta e reforçada, graças à participação do coro que reforça os ambientes sinistros próprios da música. Temas como "Voice Of The Shadows" e "The Infinity Of Time And Space" (apenas dois rápidos exemplos), ficam com uma beleza indiscritível ainda que mantenham uma aura ameaçadora ou sinistra. Basicamente é como se tivessemos quase cem minutos de uma aventura épica do Conan a defrontar o chifrudo. Haverá algo mais épico que isso?

Nota para a Napalm Records que disponibilizou a parte vídeo assim como a parte áudio. Assim, sim, consegue-se fazer uma crítica completa do produto. Em termos visuais, este "Live At The OPera é um mimo, com grandes planos, onde obviamente o destaque vai para Satyr e para Frost, mas que dá uma excelente visão do que foi o concerto. Também é engraçado reparar nas expressões de gozo (no bom sentido, isto é, de estarem realmente apreciar o momento) de alguns membros do coro. Só é pena que nas vezes que Satyr se dirige ao público seja em norueguês, mas tal é perfeitamente compreensível. Talvez o DVD nos traga legendas.

Poderá olhar-se para este tipo de lançamentos como mais um DVD ao vivo, de uma banda que atravessa um bom momento mas na verdade é bem mais que isso. Este é um daqueles trabalhos que não sendo propriamente um álbum de originais poderá capturar o ouvinte de tal forma que caso não seja fã, tornar-se-á automaticamente. Ou pelo menos de certeza que fará com que tenha o impulso em querer conhecer os trabalhos de estúdio da banda. É um trabalho essencial para quem gosta de metal (não só metal) e tudo o que isso representa. Ambiente, peso, a comunhão perfeita com a música clássica e a prova em como os dois andam sempre de mãos dadas, mesmo que um dos dois pareça ausente. Absolutamente essencial.


Nota: 9.8/10

Review por Fernando Ferreira