About Me

Sonic Prophecy - "Apocalyptic Promenade" Review


Power metal norte-americano tem um travo característico que facilmente se identifica e os Sonic Prophecy não são excepção. Tal poderá levar a que desde cedo possam ser colocados de parte por aqueles que não apreciam o género. O iniciar o álbum com uma música de doze minutos também não fará com que esses mesmos ouvintes resistentes fiquem agarrados. Independentemente disso, o que esse primeiro tema "Oracles Of The Damned / The Fist Of God" apresenta são alguns bons argumentos que qualquer fã de heavy metal terá que admitir, como virtuosismo e alguma complexidade na estrutura das músicas.

Seria de esperar ou pelo menos desejável, que a banda conseguisse o mesmo efeito ao longo do resto do álbum, mas a verdade é que apesar de alguns pontos positivos, tais como aqueles evidenciados na primeira faixa, temos os malfadados clichês, desde a voz de Shane Provstgaard, demasiado genérica para o seu próprio bem, até às mesmas e constantes soluções que bandas de power metal norte-americano já estão cansadas de nos apresentar, como a power ballad "Hells Most Beautiful Angel" que simplesmente não consegue convencer - apesar dos interessantes solos de guitarra.

Parece faltar alguma raça e energia às músicas aqui contidas, com grande parte dos temas em midtempo algo aborrecido, o que num total de setenta e três minutos, faz com que antes de chegar a meio, já se acuse algum cansaço. No entanto, não se poderá acusar deste "Apocalyptic Promenade" de um mau trabalho. Tem boas ideias, tem uma excelente primeira música, bons solos e bons temas aqui e ali. O problema é que lhe falta punch que faça a diferença e que o faça destacar de tudo o que já conhecemos. Até do primeiro álbum da banda parece existir um certo decair de potência. Recomendado para os fãs de heavy/power metal norte-americano. Quem não suporta esta vertente, vai encontrar aqui mais motivos para o seu descontentamento.


Nota: 6.1/10

Review por Fernando Ferreira