About Me

Zombi - "The Zombi Anthology" Review


Mesmo para quem não conhece os Zombi, projecto quase com quinze anos, basta ouvir um pouco da sua música para perceber que as suas grandes influências são as bandas sonoras de filmes de John Carpenter, Dario Argento e George Romero. Claro que o efeito queijeiro (cheesy para os intelectuais) é abundante mas há uma certa nostalgia que emanam destas músicas, pelas imagens que nos criam. E esse é o seu maior trunfo. Dificilmente o som minimalista dos Zombi interessará aos aficionados de metal extremo – embora quem consiga apreciar a fase sintetizador de Burzum, de certo apreciará que isto está uns furos acima.

É um álbum difícil de apreciarmos. Nós, Metal Imperium e qualquer fã de metal. Esteticamente, não tem nada que o ligue ao som sagrado embora que remeta para um imaginário de horror que é querido a todos nós. Se haveria algum meio que acolhesse de braços abertos este tipo de proposta, sem dúvida que será o nosso, mas mesmo assim poderão existir muitos que não conseguiram encaixar bem este tipo de proposta mais minimalista, sem qualquer som ou instrumento típico de metal, exceptuando por algumas  músicas que usam bateria e baixo.

É uma compilação interessante para os apreciadores de filmes terror mas que difícil passa além da curiosidade. Sendo uma banda de culto, percebe-se o interesse do lançamento mas será como um rodapé, no meio de todos os lançamentos interessantes que temos tido ao longo dos meses.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira