About Me

Anti-Flag - "American Spring" Review


Uma das críticas mais frequentes (e também mais verdadeiras) ao chamado punk pop (ou punkeka para os mais maldosos) de bandas como Green Day, Offspring e NOFX, é mesmo o comercialismo e a distância que vai entre aquilo que representa os ideais punk e anarcas e os refrões e letras das suas músicas. Para quem avaliar os Anti-Flag de forma leviana poderá dizer que pertencem ao mesmo grupo, no entanto, se se parar para se ouvir as suas letras, poderá ouvir-se que as críticas são das mais "to the point" que se possa ter nos últimos anos, apesar dos refrões cativantes e das melodias que nos fazem lembrar tudo o que aconteceu de errado com o rock norte-americano nos últimos anos.

Perante isto poderá dizer-se que se fica dividido, mas a verdade é que tudo neste álbum entra à primeira. É certo que é do mais comercial que possa haver, é certo que relembra tudo aquilo que se aprendeu a detestar a cada filme para adolescentes que se viu numa tarde qualquer de sábado quando não se tinha nada para fazer (isto porque cada um desses filmes tinha música bonitinha como esta), mas mesmo assim a intensidade com que bate cá dentro músicas como "Fabled World" (que abre este álbum), "Sky Is Falling" e "Song For Your Enemy" é uma coisa épica.

A banda não é nova, mas para muitos poderá ser um nome que surge pela primeira vez e até poderá pensar-se que são uma data de miúdos - porque é isso que a sua música soa - mas é essa mesma vitalidade que agarra o ouvinte. A banda pode envelhecer mas a música permanece jovem. Apesar das músicas de revolta e protesto, o cenário mais certo para esta banda sonora será de acabar-se a cantar estas melodias agarrados a uma caneca de cerveja do que propriamente andar a mandar pedras a polícias e a gritar palavras de ordem. Ninguém é perfeito. Excelente e viciante álbum de punk rock.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira