About Me

Funeral Throne - "Threshold" Review



Este "Threshold" foi lançado o ano passado pela Exitium Productions em cassete, com edição limitada a cem unidades. Pouco mais de um ano depois, eis que surge a merecida reedição em CD a cargo da Blut & Eisen Productions com data anunciada de lançamento para quinze de setembro. Para quem não conhece a banda e/ou o álbum, trata-se de black metal inglês que nos surge de forma bastante diversa, incorporando diversos dos seus irmãos no que diz respeito a géneros da música extrema, tanto o death metal como doom. E ainda assim é possível também ter-se um cheirinho de música progressiva - calma, calma, não estamos a falar de músicas de vinte minutos com grandes duelos de solos entre teclados e guitarra. Nada disso, é apenas a forma como as estruturas das músicas estão feitas e em como as mesmas levam o ouvinte de um ponto a outro, não sendo necessariamente diferente, mas tendo fulcral importância a viagem que é feita, no entanto.

Não tendo qualquer intenção de desrespeitar o underground e aquilo que alimenta (bandas, editoras e sobretudo, fãs que compram o material e apoiam as bandas e a cena nos concertos e eventos), mas não são necessárias muitas audições a este trabalho para se chegar à conclusão de que uma simples edição deste trabalho em cassete limitada a cem unidades parece manifestamente ridículo. Com uma dinâmica fora de série - onde independentemente da duração, todos os temas soam essenciais - uma produção de luxo e pormenores técnicos que só fazem enriquecer e muito a música, é difícil enquadrar este álbum e esta banda a um universo onde nos surgem coisas bem mais medíocres.

Tirando isto do caminho, este não é o grande álbum de black metal deste ano apenas por uma razão, o mesmo foi lançado o ano passado. No entanto, se houver uma categoria no balanço dos melhores álbuns do para as melhores reedições, de certeza que este estaria sem dúvida no topo. E os Funeral Throne são mesmo uma banda a ter em conta no black metal, de uma Inglaterra que não nos dá muitas ofertas no estilo, mas que quando o faz, faz de arromba.


Nota: 8.8/10


Review por Fernando Ferreira