About Me

Shrine Of Insanabilis - "Disciples Of The Void" Review


Álbum de estreia dos Shrine Of Insanabilis que na sua curta intro “End All” não enganam ninguém. Na verdade, até tornam tudo muito claro: Black metal como mandam as regras mais tradicionais do género. A diferença será que a produção é bem poderosa. Todos os instrumentos são bem perceptíveis e o peso que resulta desse facto é bem avassalador. “Ruina” é uma poderosa declaração de intenções que agradará aos fãs do estilo sem que seja propriamente trve, a não ser pelo facto que não existe muita informação sobre a banda ou os músicos que a compõem.

O que é bom, tirando o factor cliché que isso já se tornou nos dias de hoje. Em vez de nos distrairmos com os projectos e/ou bandas das personalidades envolvidas, a nossa atenção concentra-se totalmente na música, que neste caso é mesmo muito boa. O black metal surge de forma clássica com riffs cativantes que parece que já andam connosco desde sempre. Alguns deles até têm uma certa melodia pouco habitual, como é o caso de “Invocation”, que tem potencial para se colar na cabeça por alguns bons anos, mesmo com quase oito minutos de duração.

“Disciples Of The Void” é um trabalho de qualidade superior, que mesmo não sabendo de onde nos surge, sabemos (ou pelo menos assim esperamos e desejamos) que fique entre nós durante muito, muito, tempo. Mesmo que os mais exigentes possam afirmar, com alguma razão, que aquilo que é apresentado aqui já foi visto, revisto e ouvido toneladas de vezes no passado e até no presente. No entanto, é na forma como as composições estão idealizadas que os Shrine Of Insanabilis se destacam da concorrência, com um álbum forte e capaz de resistir a um número valente de audições. Para uma proposta que usa e abusa dos clichés do black metal, é um excelente resultado.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira