About Me

Chron Goblin - "Backwater" Review


O bom do rock está mesmo de uma saúde invejável. E por rock não falamos do estilo em si, mas do espírito de rock puro que bandas dos mais diversos géneros nos têm brilhado. Além de termos mais editoras atentas a isso - fruto das modas cíclicas que acabam por ter o efeito positivo de por vezes trazerem à costa boas coisas - também temos bandas como este quarteto canadiano que chega ao terceiro trabalho com "Backwater", o álbum que temos aqui para analisar. Bom e velho espírito setentista está bem presente aqui mas não se trata de uma cópia daquilo que essa década nos apresentou e sim o feeling que temos nos riffs, cheios de fuzz e feeling.

"Fuller" é o que chega para que se fique imediatamente fascinado. Cada um dos seguintes sete temas apenas reforçam esse fascínio. Uma mistura entre o rock descomprometido mas cheio de feeling de bandas como Red Fang e Baroness - eles próprios que foram/vão beber muito à decada de setenta - e as raízes rock da referida década. Não se pense no entanto de que temos oito músicas a bater na mesma tecla. Para uma "Seattle" cheia de groove, temos logo de seguida uma mexida e quase progressiva "Give Way", as duas usando a mesma fórmula mas empregada de forma diferente e com resultados diferentes, embora igualmente satisfatórios.

É um álbum que os faz do bom e velho rock (ou hard rock) simples e clássico - ou seja sujo, ruidoso e com muito feeling, não econtrarão dificuldades em gostar. Poderão pensar que não há nada de novo a mostrar neste estilo e se calhar não há, afinal são quarenta anos de história às costas. A questão é que a cada nova interpretação do estilo, o mesmo fica mais rico e é precisamente isso que acontece com "Backwater". Não é a reinvenção da roda mas sim o apreciar do rodar da mesma com grande estilo e pura diversão. E quando assim é, só ficamos todos a ganhar.


Nota: 8.8/10

Review por Fernando Ferreira