About Me

Yodok III - "Legion Of Radiance: Live At Dokkhuset" Review


Welcome to the Twilight Zone! Poderá parecer que é algo depreciativo mas definitivamente não é. "III" é composto por uma única faixa, com mais de uma hora e que será o bilhete de ida para outro mundo. Ou... para outra dimensão! Yodok é um projecto levado a cabo por um duo escandinavo, onde o baterista sueco Tomas Järmyr e o tocador de tuba norueguês (como é que será que se chama o tocador de tuba...? Tubista?) Kristoffer Lo se juntaram para fazer uma espécie de drone/ambient music que tem tanto de hipnótico como de ameaçadora e que neste trabalho ainda contaram com o artista belga Dirk Serries, o que levou a alterar a designação para Yodok III.

Apesar do projecto Yodok já ter alguns lançamentos, este é sem dúvida aquele que mais impacto tem, mesmo sendo um álbum ao vivo. Não por ter mais de uma hora, não por conseguir causar diversas emoções - melancolia num ponto, claustrofobia e tensão noutro e ambas a certa altura - mas principalmente por ser uma obra quase inesgotável. Para quem não reconhece o valor de música experimental e improvisada, este será um óptimo ponto de partida. Não sendo propriamente música para ouvir todos os dias, é sem dúvida um trabalho ao qual voltamos sem qualquer tipo de problema.

Gravado ao vivo, sem paragens, sem toques e retoques de estúdio, "Legion Of Radiance" é uma obra indispensável para quem aprecia drone e ambient em igual medida e para quem encara a música como algo mais do que apena som para matar o silêncio. Uma experiência quase espiritual de transcêndencia com tudo aquilo que nos rodeia e nos leva para uma lugar para além daquilo que é conhecido ao homem, uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão intemporal como o infinito. É o espaço intermédio entre luz e sombra, entre ciência e superstição e reside no fosso dos medos do homem no cúmulo do seu conhecimento. Uma dimensão de imaginação, uma área que habitualmente chamamos de quinta dimensão.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira