About Me

Behemoth voltam a ser questionados pelas autoridades polacas


Decerto que muitos se recordam que Nergal, líder da banda polaca Behemoth, enfrentou a possibilidade de cumprir uma pena de mais de dois anos de prisão por ter rasgado uma Bíblia num concerto, chamando-a "um livro de mentiras", sendo que posteriormente as acusações acabaram por ser retiradas. Agora, a banda volta a estar na mira das autoridades polacas.

Desta vez, estão a ser investigados pelo design que consta no seu merchandise correspondente à tour "The Republic Of The Unfaithful". Em causa está o facto deste design, que pode ser visto abaixo, ser considerado desrespeitoso para com as Forças Armadas Polacas, devido à semelhança com o seu brasão, que também disponibilizamos.


A propósito desta situação, para além de ter deixado de vender o merchandise com este design em específico, a banda comentou o seguinte:

Nota! Temos algo importante a anunciar. Devido à investigação criminal que está a decorrer, pedimo-vos que não coloquem qualquer tipo de material no nosso perfil relacionado com o design de "Republic of the Unfaithful". Teremos de remover essas publicações e banir as pessoas que o façam. Obrigado


Por outro lado, Nergal referiu:

Aqui estou eu de novo. A ir para o escritório do procurador, em Gdansk, para ser questionado como suspeito no caso de "The Republic Of The Unfaithful". Eu e o meu parceiro no "crime", Maciek Manticore Gruszka, que também vai aparecer. Muitos indivíduos já foram questionados, incluindo heraldistas, que foram bem claros: ESTE NÃO É UM EMBLEMA POLACO. Aparentemente não é suficiente para quem toma as decisões no tribunal. Estarão eles a olhar para um bode expiatório? Será esta uma nova tentativa do governo Polaco condenar o Nergal e dar o exemplo a outros artistas? Qual é a mensagem escondida por detrás destas ações, posso perguntar? "NÃO se metam connosco?" "O emblema Polaco, tal como os símbolos de outras religiões, são feitos para serem intocáveis"? "A Arte tem fronteiras rígidas e o Nergal deve-lhes obediência!"? Tempos estranhos, um país estranho, vibes estranhas...Eu NÃO me considero seguro e confortável aqui, devo admitir, mas sinto-me culpado? Nem pensar. Eu venero a razão e sou um grande fã da lógica, logo é ÓBVIO que uma águia que NÃO tem coroa NÃO pode ser um emblema Polaco. Ponto final. Infelizmente parámos de vender t-shirts com este desenho (mas hey, JÁ É a t-shirt mais vendida no nosso catálogo! huurraaay!), mas o que é que vamos fazer com os fãs que tatuaram "The Republic Of The Unfaithful" nas suas costas? Devemos prendê-los? Tirar-lhes a pele? Tapá-los? Vou deixar aqui estas questões retóricas e vou fazer o que de melhor sei: Cagar nas pessoas estúpidas com arte sincera e honesta e NUNCA desistir da minha liberdade para o fazer. "Faz o que queres, pois é tudo da lei". Tenham um bom dia, pessoal!



Foto do Brasão:                                                                                                Foto do design na t-shirt: 


















Por: Sara Delgado - 01 Novembro 17