About Me

Neige et Noirceur - “Verglapolis” Review


Para os apaixonados do paradigma atual de Black Metal, é difícil ignorar o cenário de Black Metal do Quebec que se tem vindo a desenvolver desde o final da década de 90, como um movimento nacionalista caracterizado pelas suas fortes melodias.

No entanto, Neige et Noirceur, o projeto a solo de Zifond, sempre se diferenciou dos seus compatriotas, como Gris ou Forteresse, tendo um som mais pesado, bélico e com uma forte presença de elementos de Doom.

“Verglapolis”, o 5º álbum deste projeto, saiu no passado mês de Março e marca uma mudança de jogo nesta banda. Focando-se muito mais em atmosfera do que agressão, Zifond optou por enriquecer a sua fórmula com mais elementos de Ambient, Noise e Drone, culminando num álbum imensamente frio, com um ambiente catatónico e repleto de momentos de uma forte beleza austera.

Provavelmente o melhor lançamento deste projeto até à data, “Verglapolis” mostra a maturação de Zifond como músico e a sua capacidade de escrever músicas bastante únicas, mesmo que simples. Tudo neste álbum está bem orquestrado, desde os frios e rasgados vocais do mestre deste projeto, aos gelados ritmos impostos pela bateria e ao modo como as músicas fluem. Pode-se destacar o excelente trabalho realizado nas intros de algumas destas faixas que ajudam a construir uma forte atmosfera para as músicas que se vão gradualmente tornando mais intensas com a adição de gelados riffs melódicos por cima das espessas e ruidosas camadas de Drone Ambient, que rodeiam o ouvinte num tempestuoso e abrasivo inverno ártico.

Muito poucos são os momentos fracos neste álbum que abre interessantes novos horizontes para este projeto.

Nota: 9/10

Review por Filipe Mendes