About Me

Reportagem: Rasgo e Mindtaker @ RCA Club, Lisboa - 27-10-2017

  
Noite de consagração para os Rasgo, o projeto português mais interessante dos últimos tempos no que toca à cena do thrash metal, que apresentaram finalmente o seu estreante "Ecos da Selva Urbana" perante um RCA Club repleto de fãs ansiosos por uma réplica dos concertos ocorridos no Coliseu de Lisboa e no VOA Fest. Para ajudar à festa, tivemos os thrashers Mindtaker.

Depois de subirem ao palco de forma pontualíssima, os Mindtaker não perderam tempo a fazer destilar os seus hinos a esse néctar que dá pelo nome de cerveja. Mas nem só de cevada se faz o thrash da velha guarda deste quinteto de Évora, pois pudemos experienciar a mesma agressividade metralhada com malhas como "Destruição Total" ou "Into The Pit", tema este que proporcionou inevitavelmente o primeiro circle-pit da noite. No final, pudemos concluir que se tratou de um concerto bem conseguido e para que o copo fique completamente cheio, só falta aos Mindtaker o seu primeiro álbum. Até lá, à vossa!

Um barco com a alma lusitana a bordo atracou já depois de ecoar na sala a palavra de ordem em voga "puxa", o que de certa forma nos surpreendeu, na medida em que embora se trate de um projeto recente, os Rasgo já possuem uma legião de seguidores considerável e conhecedora da sua palavra. 
Como retribuição, este supergrupo, cujos membros já deram provas em tantos outros conjuntos, puxou sempre por um público que se manifestou veementemente ao som de todos os temas do álbum, com especial destaque para os já bastante orelhudos "Ecos da Selva Urbana", "Homens ao Mar", "Vulgo Vulto", "Ergue a Foice" e ainda "Cão da Morte", uma potente versão dos Mão Morta que funcionou muito bem ao vivo. Depois de um mar agitado por stage divings, circle-pits e até de um wall of death orquestrado pelo vocalista Paulo Gonçalves, o barco chegou a bom porto, acabando os Rasgo por reforçaram o seu próprio mote, ou seja, estivemos perante uma atuação "pesada, direta e sempre a rasgar" e que se traduziu - atrevemo-nos a dizer - numa noite memorável para o metal nacional.

Texto por Bruno Porta Nova
Fotografias por Hugo Rebelo
Agradecimentos: Rastilho Records