About Me

Reportagem: Shields e The Voynich Code @ Stairway Club, Cascais - 30/10/2017


Os ingleses Shields actuaram na passada quinta feira pela primeira vez em Portugal, fazendo do concerto no Stairway Club de Cascais, um de três na Península Ibérica como aquecimento para uma tour europeia que os levarão a tocar quase ininterruptamente até meio de Dezembro. 

Para esta noite os londrinos têm como suporte os lisboetas The Voynich Code, que com o seu Deathcore melódico trazem na bagagem o novo disco “Aqua Vitae”. E foi exactamente no novo disco que o quinteto apoiou quase na íntegra a sua actuação, com algumas incursões a “Ignotum”, o EP de estreia. Com alguns problemas na ligação ao computador que libertava os sons de introdução às faixas, e perante uma sala que teimava em demorar a mostrar uma moldura humana mais acolhedora, nunca a banda liderada por Nelson Rebelo se mostrou enfraquecida, fazendo a festa da melhor maneira que sabem. Destaque para “Born To Suffer”, num concerto com muita entrega e energia. 

Os Shields estavam pela primeira vez em Portugal e o quarteto de hardcore aproveitou para rodar os seus temas mais emblemáticos, para gáudio de uma plateia de conhecedores do material da banda, cantando do início ao fim, casos de “I’ve Dealt With Worse But This Feels Worse”, “Jordan” ou “I Just Feel Hate”, que encerrou o concerto com o vocalista Joe Edwards a ser carregado à volta da sala em ombros! Ele era também a personificação do gozo que os britânicos tiveram nesta data em Portugal, com inúmeros agradecimentos a quem veio ver a banda e a imensa satisfação por ver que sabiam as letras das suas músicas. A plateia não se fez nunca rogada e fez o máximo para que a banda se sentisse em casa, apesar das infrutíferas tentativas para pronunciar Cascais, saindo sempre um “Cassias” mal amanhado. Rapidamente se chegou ao final, tendo ficado a genuína percepção que aquilo que foi visto e ouvido merecia sem dúvida nenhuma uma plateia mais composta.

Texto e fotografia por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Amazing Events